Mérito Legislativo
Por iniciativa da deputada Sônia Chaves (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou, na noite desta segunda-feira, 31, sessão especial de entrega da Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira a 135 personalidades da região do Entorno de Brasília.
Entre os homenageados, estão policiais militares, bombeiros, professores das redes pública e privada, autoridades e lideranças da região, que é representada pela deputada.
A Medalha do Mérito Legislativo é a mais importante honraria oferecida pelo Legislativo goiano, e é destinada a pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Compuseram a Mesa da sessão, ao lado do primeiro-secretário e presidente em exercício, deputado Valcenôr Braz (PTB): o subcomandante da Polícia Militar e Chefe do Estado maior, Welington Rodrigues, que na ocasião representa o Governador Marconi Perillo (PSDB); Emivaldo Gonçalves da Costa, comandante da Divisão da Guarda Ambiental, na ocasião representando o prefeito Paulo Garcia (PT); o Coronel César Pacheco de Araújo, representante do secretário estadual da Segurança Pública, João de Mendonça Neto.
E ainda: o assessor parlamentar Renato Rassi, representando o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), e o tenente-coronel Deovandir Frazão de Morais, comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Sônia Chaves ressaltou que é a realização de um sonho homenagear pessoas que tanto têm contribuído com a região do Entorno. “Assim como vocês, tenho uma vida inteira dedicada e acreditando em dias melhores para nossas cidades. Desde muito cedo, tive de acompanhar a falta de saneamento básico, infraestrutura, escolas, saúde pública de qualidade, esporte, lazer, cultura e segurança pública. Mas foi inspirada em cidadãos como vocês que não me acovardei. Tive de tomar uma decisão muito importante que foi deixar a sala de aula para me lançar na vida pública”, declarou.
A deputada defendeu que é preciso reduzir drasticamente a violência que cerca as cidades do Entorno do Distrito Federal, expurgando o tráfico de drogas, e tentando acabar com os roubos, os homicídios e com os assaltos. Ela disse ainda que existem, entre os homenageados, homens que se dedicam diuturnamente a esta tarefa, que se sujeitam a horas excessivas de trabalho, que deixam mulher e filhos para travar uma luta grande contra a violência.
”Quando pensei em homenageá-los queria que fosse a maior honraria que alguém pudesse receber. Queria que fosse algo que ficasse marcado para sempre na vida de todos vocês. Então, decidi pela Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a condecoração máxima concedida por serviços prestados ao Estado de Goiás”, concluiu.
Representante do Entorno
“Eu, que nunca pensei um dia ser agraciado com uma medalha honorífica, estou surpreendido com o fato, como muitos aqui também estão. Deus quis, na sua santa misericórdia, nos agraciar com esta homenagem”, iniciou o padre Lano Alves, que falou em nome dos homenageados.
”Sônia Chaves é uma mulher de fibra, importante para a região do Entorno do Distrito Federal. Ao vê-la nesta Casa, deputada, me emociono ao ver representada nossa região. Em nossa terra existem homens e mulheres de coragem como a deputada”, acrescentou.
O padre fez um breve histórico da trajetória de sua família, oriunda do Nordeste brasileiro, que se estabeleceu na região do Entorno. “Dediquei minha vida na transformação da sociedade pela educação e pela fé. Lutamos juntos pela construção de um Novo Gama solidarizado, com uma política de respeito pelo próximo”, disse.
Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o padre também agradeceu a oportunidade dada a mais de 150 alunos do Entorno para concluir sua formação superior. Ele informou que a deputada agraciou estudantes da região com bolsas de estudo.
Finalmente, o orador elogiou a atuação de Marinaldo Almeida, esposo da deputada Sônia Chaves, à frente da secretaria de Obras de Novo Gama. O padre pediu, ainda, que os deputados transmitissem a Marconi Perillo sua satisfação "pelo governador colocar Goiás nos trilhos, de novo”.
Homenageados
Cabo PM Acilonete Teodoro de Souza
Cabo PM Ademilto de Freitas Machado
3º Sargento BM Aislan Jorge Caldas Oliveira
2º Sargento PM Alcei Oliveira Aros
Alessandra de Oliveira Vilela
Soldado PM Alessandro Vieira de Oliveira
Soldado PM Alex Soares de Oliveira
Capitão PM Alexsandro Souza dos Santos
1º Sargento PM Ana Mauritânia Soares de Castro
Cabo PM Anderson de Macedo Nóbrega
Soldado PM Anderson Pessanha de Aguiar
Soldado PM Antonio Gentil Rodrigues da Silva
1º Tenente PM Artur Henrique de Amorim Gomes
1º Tenente BM Bruno Alves Ferreira
Soldado PM Bruno Simões Ferreira
Soldado PM Carlene Abreu Alves de Lima Marciliano
Cabo PM Carlos Roberto de Oliveira
Soldado PM Christiano da Silva Santos
Soldado PM Clebson Marques Dias Santos
3º Sargento PM Cleudes Maria dos Anjos
Cabo PM Clever de Farias Silva
Soldado PM Cley Regazone Francisco
3º Sargento Cristiano Douglas dos Santos
Dalmir da Silva Santos
Tenente-Cel. PM Deovandir Frazão de Morais
Soldado PM Divino Cardoso dos Santos
Cabo PM Divino Vagner Dourado
Cabo PM Divino Vander Pereira dos Santos
Cabo PM Edimar Pereira dos Santos
Cabo PM Edinelson da Silva Dias
1º Sargento Edinísio do Nascimento
Coronel do Exército Edivaldo Ximenes Ferreira
Edmarine Flôr de Maio de Castro Barbosa Galhardo
Eduardo Machado e Silva Rodrigues
2ª sargento Edvaldo Gonçalves Dias
Soldado PM Edvaldo Lourenço da Silva
Soldado PM Elias Silva Pereira
Eliene Guedes Costa
Soldado PM Eliete Pereira de Almeida
Capitão BM Eliomar Rodrigues Castro
Delegada Eloisa das Graças Brandão
Cabo PM Elves Ney Chagas
Soldado PM Ercílio Franco Pereira
Soldado PM Ericky da Silva Cordeiro
Eriselda Arruda de Andrade
3º Sargento PM Ermano Cardoso da Silva Neto
Erondina Davi Rocha Silva
Soldado PM Evando Barbosa Vinhal
Cabo PM Fabiano Alves do Nascimento
Soldado PM Flávio Almeida Araújo Silva
Flávio Mendes da Silva
3º Sargento PM Francisco Alves Carnaúba
1º Tenente PM Francisco dos Santos Silva
Soldado PM Francisco Odair Moreira Dantas
Soldado PM Francisco Sousa do Nascimento
1º Tenente PM Gileno Euzêbio da Silva
1º Sargento PM Gilmar Vasconcellos Missel
Gilvan Feitosa da Silva
Soldado PM Giovanni Matias da Silva
Soldado PM Helber Passos da Silva
Cabo Hélio Veloso de Lima
2º Sargento PM Inácio Nunes da Silva
2º Sargento PM Isaac Barbosa
3º Sargento PM Ivan César de Araújo Pereira
2º Sargento PM Jailson Paiva Ferreira
1º Sargento PM Jarbas Bernardo Freitas
3º Sargento BM Jardel Pereira de Sousa
Cabo PM João Daniel Gomes Fonseca
2º Sargento PM João Martins de Alencar Dhessichk
Professor João Pedro Dantas
3º Sargento PM João Sabino do Carmo
2º Sargento PM Jonatan Magalhães Missel
Cabo PM Jorge Oliveira Brandão
Cabo PM José Arnaldo Fernandes de Jesus
2º Sargento PM Josivaldo Alves Izidro
3º Sargento PM Juvenal Almeida Alves
Lano Alves Costa
3º Sargento PM Lenoildo dos Santos
Leozenito Corado de Freitas
1º Tenente PM Luiz Carlos dos Santos de Farias
Subtenente PM Luiz Henrique Magalhães
Cabo PM Manoel Domingos Teixeira Pinto
Márcia Lacerda de Azevedo
Soldado PM Márcio Gleic de Moura
1ª sargento Marco Auriélio Pereira Martins
Soldado PM Marcos Roberto Lindomar
2º Sargento Marcos Rodrigues Valente
Soldado PM Marcus Vinícius Cardoso do Nascimento
Mari Pereira da Silva
Maria Aparecida Madeiro de Oliveira
3º Sargento PM Maria Aparecida Pedroso
Maria da Guia Nóbrega Almeida
Maria do Socorro Lima Macedo
Maria Eronilda Germano da Silva Bezerra
Polícia Civil Maria Luiza Brandão
1º Sargento PM Maria Valdeí Andrade dos Passos
Polícia Civil Marilia do Carmo Brandão Martins França
3º Sargento PM Maurício Paulo Ferreira
3º Sargento PM Maurino Ferreira Sobrinho
3º Sargento PM Mauro Sérgio Pereira Martins
Cabo PM Mauro Gobira da Silva
Sargento PM Miguel da Conceição de Jesus
1º Sargento PM Miron Godoi de Moura
Cabo PM Overlaques Bezerra de Barros
Cabo PM Rauli César da Silva
1º Tenente PM Ricardo Wender Mendes de Araújo
3º Sargento BM Robson Cordeiro Magalhães
Robson Deivid Veras da Silva
Soldado PM Romilson Muniz de Amorim
Soldado PM Salomão Ribeiro da Silva Junior
Soldado PM Sandra Ribeiro Marques Souza
Sandra Robélia Alves de Andrade Oliveira
Sebastiana Eufrauso Gomes Cunha
Soldado PM Sebastião Carlos Serafim
3º Sargento PM Sebastião Rosa Filho
Sergio Carvalho de Sousa
1º Sargento PM Shélita Pereira dos Santos
Cabo PM Silas Francisco de Sousa
Soldado PM Ulysses Nery de Castilho
Valdeci da Silva Dias
Cabo PM Vanduir Ribeiro Magalhães
Cabo BM Vânia Peixoto Mateus
Soldado PM Vanilda Jorge Gonçalves
Soldado PM Wagner Martins de Siqueira
1º Sargento PM Waldecy José de Oliveira
Waldson Rodrigues de Souza
Cabo PM Wanderlan Almeida de Araújo
3º Sargento BM Wanderson de Oliveira Passos
Soldado PM Washington Cavalcante Rocha
3º Sargento PM Wellington Bezerra Sarmento
Cabo BM Wendel Araújo Viana
Cabo PM Wendell Carlos Marciliano
3º Sargento PM Wilton de Andrade Oliveira
Cabo PM Woalia Gonçalves Silva de Oliveira
2º Ten