Creche Saudável
Foi realizado, na manhã desta terça-feira, 8, na Sala Solon Amaral da Assembleia, o seminário “Creche Saudável”. O evento foi organizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a colaboração do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem (PT).
O objetivo do Seminário foi promover ações educativas/preventivas, apresentando aos diretores e coordenadores normas sanitárias para o funcionamento de creches filantrópicas do município de Goiânia. Segundo Mauro Rubem, “apoiar ações relevantes de saúde pública, como execução de programas educativos/preventivos, é um dever parlamentar e uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da sociedade”.
Durante a abertura, realizada pela Chefe da Visa/DFAIS, Márcia Pereira de Souza, foi entregue, aos participantes, material didático referente ao tema a ser tratado. Logo após teve início a palestra da técnica em saneamento ambiental, Glória dos Anjos Maurício.
Glória explicou o que é vigilância e o departamento de vigilância com suas bases legais. Ela abordou também o papel e ações da Vigilância Sanitária, e a apresentação do Projeto “Creche Saudável” que segundo ela, é uma das propostas da Vigilância Sanitária. “O Projeto faz parte de um cronograma de educação continuada da Secretaria Municipal de Educação e é um programa de educação sanitária em creches públicas e filantrópicas do município de Goiânia que fomenta a inserção de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças às práticas educativas”, explicou.
Com o projeto espera-se como resultados a efetivação da parceria entre os setores de saúde e educação; incorporação dos cuidados em saúde às práticas educativas; popularização do conceito ampliado de saúde e fortalecimento do controle social; sensibilização e mobilização dos funcionários, profissionais e sensibilização e mobilização dos funcionários, profissionais e familiares às medidas gerais de prevenção a doenças e promoção da saúde.
Estas ações, segundo glória, permitirão uma melhoria da qualidade de vida das crianças; o fortalecimento ao programa de controle e prevenção de surtos e doenças diarreicas; a redução do índice de prevalência e incidência das morbidades da primeira infância; e a redução da mortalidade infantil através da prevenção de óbitos evitáveis.
Outra palestrante no Seminário foi a biomédica Francinez Linhares, que abordou o tema “Projeto Creche Saudável – Cuidados e Procedimentos”, tratando assuntos como higiene corporal e ambiental e boas práticas no manuseio de alimentos. Francinez explicou as normas corretas em relação a execução das ações descritas no programa "Creche Saudável", suas recomendações técnicas, métodos e práticas gerais recomendadas para reduzir a transmissão de agentes infecciosos em uma creche sem perder as características desejáveis de desenvolvimento da criança.
Após as palestras houve ainda um debate e então o encerramento com a entrega das declarações. No município de Goiânia são atendidos, atualmente, mais de 130 mil alunos nas 326 unidades educacionais, entre escolas e Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI's).