Servidores devem estar em jejum para teste de glicemia
A Assembleia Legislativa, através da Divisão de Saúde, alerta todos os servidores e parlamentares de que nesta quinta-feira, 17, se encerra a campanha “Diabetes – Educar para Prevenir”. Para fazer o teste de glicemia é preciso estar em jejum de oito horas. A ação começou nesta quarta-feira, 16, em comemoração ao Dia Mundial dos Diabetes (14 de novembro).
Nos dois dias serão realizadas, das 8 às 10 horas, no saguão da Casa, dosagens de glicemia e aferição de pressão arterial, além de entrega de folheto explicativo sobre a doença. Também será disponibilizado, na Divisão de Saúde, um mural explicativo com todos os detalhes acerca do diabetes.
Segundo a chefe da Seção de Serviços Sociais, Neide Castro, o objetivo da campanha é tentar chamar a atenção do servidor para a doença. “Aqueles que tiverem alterações na taxa de glicemia serão encaminhados ao endocrinologista. Todos devem estar atentos aos sintomas, já que muitas vezes a diabete é caracterizada como uma doença silenciosa”, disse Neide.
A chefe da Seção de Serviços Sociais também lembrou que nesta semana, durante a noite, a sede do legislativo goiano receberá uma iluminação azul, simbolizando a união de várias nações em torno da Campanha Mundial. A ideia foi lançada pela International Diabetes Federation, em 2007, com o objetivo de iluminar de azul alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo mundo.
A chefe do laboratório da Casa, Sandra de Fátima Gonçalves, avalia como positiva as primeiras horas da campanha na Assembleia. “Temos condição de atender pelo menos 200 pessoas nos dois dias”, acrescentou.
A aferição da pressão está sendo realizada levando em conta que os principais sintomas dos diabéticos são a hipertensão e a obesidade, de acordo com a enfermeira e chefe da Seção de Serviços Médicos da Casa, Luciene Maria Teixeira. Outro sintoma está relacionado aos problemas de gengiva, por isso nesta quinta-feira, também haverá uma periodontista para esclarecer os servidores.
A ação é uma realização da Divisão de Saúde e Promoção Social da Assembleia, Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria Geral e apoio do presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB).