Ícone alego digital Ícone alego digital

Governador prestigia mostra em homenagem a Palmeiras na Assembleia

23 de Novembro de 2011 às 11:44
Crédito: Marcos Kennedy
Governador prestigia mostra em homenagem a Palmeiras na Assembleia
Abertura da semana cultural Palmeiras de Goiás
1ª Mostra Nossa Terra, em homenagem a Palmeiras de Goiás, reuniu autoridades na Assembleia na manhã desta quarta-feira, 23, entre elas o governador Marconi Perillo, que visitou a Feira de Artesanato e Culinária exposta no saguão interno da Casa e cumprimentou os artesãos. O presidente Jardel Sebba participou da abertura do evento, idealizado pelo deputado José Vitti.

A Assembleia Legislativa recebeu na manhã desta quarta-feira, 23, várias autoridades que prestigiaram a 1ª Mostra Nossa Terra, sob o tema Palmeiras dos Goyazes: A vida nos campos da antiga São Sebastião do Alemão. Entre eles, o governador Marconi Perillo (PSDB).

Marconi visitou a Feira de Artesanato e Culinária exposta no saguão interno da Casa, cumprimentou os artesãos do Instituto José Vitti e observou as fotografias da Mostra.

“Guardo Palmeiras no meu coração. Sempre me lembro dos bons momentos vividos na cidade, dos conselhos dos mais velhos, muitos dos quais já se foram. Lembro da minha vida trabalhando e brincando pelas ruas da cidade e é importante guardar a história, a memória”, disse Marconi Perillo.

Em seu discurso, o Governador agradeceu a todos que contribuíram para o engrandecimento da história de Palmeiras. Falou de sua honra em ter o deputado José Vitti (DEM) como representante do município na Assembleia.  Marconi também elogiou o trabalho dos artistas palmeirenses e anunciou a construção do Centro de Cultura e Convenções de Palmeiras de Goiás, obra que, disse, pretender inaugurar até julho do próximo ano.  

A mesa da solenidade foi formada, além do governador; pelo autor da iniciativa, o deputado Vitti; pelo presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB); pelo deputado Jânio Darrot (PSDB); pelo secretário estadual de Cultura, Gilvane Felipe; pelo prefeito de Palmeiras de Goiás, Alberane de Sousa Marques; pela presidente da Academia Palmeirense de Letras e Artes (Apla), escritora Cláudia Carvalho Machado; e pela desembargadora Beatriz Figueiredo.

Os deputados Álvaro Guimarães (PR), Helio de Sousa (DEM), Iso Moreira (PSDB), Jânio Darrot (PSDB) e Valcenôr Braz (PTB) também prestigiaram a Mostra.

Em seu discurso, Vitti disse que a inspiração para realização da mostra veio da iniciativa de Jardel Sebba de valorizar a diversidade cultural de Catalão, notadamente as Congadas, que alcançaram destaque nacional e até internacional. O parlamentar destacou também que a mostra era um sonho de muitos palmeirenses.

“É uma justa homenagem àqueles que realmente construíram a história e cultura de Palmeiras de Goiás. Nossa intenção foi valorizar aqueles artistas que realmente estão no anonimato e têm talento, mas muitas vezes não têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Essa semana cultural é muito importante para mostrar ao Estado essa arte”, disse José Vitti.

A presidente da Apla, escritora Cláudia Carvalho Machado, recitou poema sobre o município. “Quis muito contar a todos tudo que sinto por Palmeiras, quis mostrar todos os amores, todas as esquinas, as pessoas comuns, as dores das pessoas com suas conquistas, suas desilusões, seus fracassos”, disse.

O cantor Fernando Perillo cantou a canção “Palmeiras de Goiás”. Segundo o músico, os versos que lhe faltavam ao escrever a letra foram completados por Marconi. São eles: “Palmeiras cresci menino, te guardo no coração”.

Também fez parte da programação desta manhã, apresentações de outros artistas, como Luz Marina e Júlia Franco. Além de apresentações de causos sobre o município, Folia de Reis, balé clássico (Studio Izildinha Figueiredo) e Orquestra de Violeiros.

A Casa recebeu, ainda, através do projeto “Estudantes na Assembleia”, promovido pelo Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI) e a Escola do Legislativo, alunos da Escola Estadual de Palmeiras de Goiás, Escola Ebenesi, Colégio Polivalente, Escola Lorival Bueno e a Escola Estadual Barão Rio Branco.

Mostra


Em comemoração ao centenário de Palmeiras de Goiás, a exposição de fotos "Retratos da História" reúne memória, características culturais da população, arquitetura da cidade e costumes, a partir das fotografias feitas pelos moradores e guardadas nos álbuns de família.

Outras atrações da mostra são algumas peças e fotografias do Museu Itinerante das Cavalhadas, e a Feira de Artesanato e Culinária, com produções de artistas filiados ao Instituto José Vitti, como quadros, lembrancinhas, doces, CDs e livros.

O objetivo é divulgar a história e a diversidade cultural do município e de cidades vizinhas, além de fortalecer a economia local, divulgar a arte e elevar a qualidade de vida dos moradores.

A exposição é uma iniciativa do CCI da Casa, em parceria com o Instituto José Vitti, e estará aberta ao público até sexta-feira, 25, das 8 às 18 horas.

Balanço


O Governador aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos trabalhos da Assembleia Legislativa neste ano, bem como do início de gestão do presidente Jardel Sebba. Segundo ele, a avaliação é altamente positiva, uma gestão eficiente, desde a sua gestão anterior, depois seguida pelo ex-presidente Helder Valin (PSDB), hoje líder do Governo na Casa.

"É uma gestão coletiva, colegiada e que protagonizou debates democráticos. Com a mudança do Regimento os projetos hoje são muito mais debatidos, a sociedade participa muito mais e eu estou muito feliz com isso”, disse Marconi.

Questionado sobre o que a população de Goiás pode esperar do seu governo para 2012, Marconi Perillo foi objetivo: “A continuidade do nosso trabalho, e é claro, tenho certeza de que teremos muito mais obras, muito mais realizações”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.