Ícone alego digital Ícone alego digital

Auditório lotado em Rio Verde na última edição do Intercâmaras este ano

25 de Novembro de 2011 às 10:00
A última edição do Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo, em 2011 está sendo realizada em Rio Verde, nesta sexta-feira, 25, no auditório da Câmara de Vereadores. O evento integra o Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras) e é destinado a vereadores e assessores, que ressaltam importância do evento.

A última edição do Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo, em 2011, está sendo realizada em Rio Verde, nesta sexta-feira, 25, no auditório da Câmara de Vereadores, que se encontra lotado. O evento integra o Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras).

A mesa de abertura da solenidade foi presidida pelo deputado Karlos Cabral (PT). Ainda participam da mesa o vice-prefeito de Rio Verde, Demilson Lima; o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, vereador Elias Rosa Cardoso; o prefeito de Montividiu, Edson Bueno Coutinho; o prefeito de Portelândia, Valdineis Carrijo; e o vice-prefeito de Santo Antônio da Barra, Rodrigues Pereira.

Também fizeram parte da mesa o comandante do 8° Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás, Jorge Renato da Costa Azeredo; o assessor parlamentar e representante do senador Cyro Miranda, Rafael Baiocchi; o secretário especial de Assuntos Institucionais da Assembleia, Carlos Henrique Santillo; e a Diretora de Recursos Humanos do Legislativo estadual, Jacqueline Nasiazene Lima.

Foram convidados para participar desta edição os vereadores, assessores, servidores de Câmaras Municipais e lideranças políticas das cidades da região Sudoeste do Estado. Além de Rio Verde, portanto, estão presentes no Seminário representantes de Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Castelândia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Porteirão, Portelândia, Quirinópolis, Santa Helena, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra,  São Simão, Serranópolis e Turvelândia.

O ciclo de palestras teve início com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Leonardo Hernandez Santos Soares, que tratou do tema "Processo Eleitoral: Limites de Atuação de Parlamentares em Ano Eleitoral e a Condição de Elegibilidade".

Depois, estão programadas mais duas palestras. A primeira, intitulada "Competência Legislativa e Autonomia Municipal", será ministrada pelo pesquisador legislativo Luiz Roberto Boettcher Cupertino; a segunda, "Lei de Responsabilidade Fiscal e as Restrições para o Último Ano de Gestão", será proferida pelo assessor jurídico da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Goiás, Francisco Taveira Neto.

Na aberura do evento, o deputado Karlos Cabral afirmou que ver o auditório da Câmara de Rio Verde cheio é uma felicidade para a Assembleia. O parlamentar ainda afirmou que o vereador é o agente político mais próximo da sociedade. “O propósito deste programa é fortalecer o vereador, dando voz ao cidadão, garantindo a aplicação transparente de recursos através da efetiva fiscalização.”

Karlos Cabral disse ainda que o Intercâmaras propicia à Assembleia um maior conhecimento da realidade do Estado e dos seus municípios. “Cada vereador aqui pode contar com o apoio da Assembleia e de seu corpo técnico.”

O Intercâmaras está subordinado à Secretaria Especial de Assuntos Institucionais da Casa, liderada pelo secretário Carlos Henrique Santillo. São parceiros da Assembleia na iniciativa: o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em 2012, os seminários terão continuidade. As cidades de Jussara, Porangatu, Formosa, Anápolis, Caldas Novas e Goiânia deverão receber o evento no próximo ano.

Eventos anteriores


A primeira edição do Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo de 2011 aconteceu em Catalão, no dia 30 de setembro, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, sendo 20 vereadores e três prefeitos.

Na abertura do seminário, o presidente da Assembleia, deputado Jardel Sebba (PSDB), lembrou os seminários promovidos em 2009 e 2010, voltados a vereadores que tinham acabado de tomar posse e seus assessores, fornecendo informações sobre o processo legislativo.

Nesta etapa, segundo o presidente, o enfoque é outro. "Muitos dos vereadores são agora candidatos à reeleição ou a outro cargo eletivo. Porém, o vereador não pode ferir a lei quando for fazer sua campanha. Por isso, nesta etapa, o foco é o processo eleitoral."

O presidente destacou a integração institucional entre as Casas Parlamentares, trazida pelo Intercâmaras. “Queremos atuar em harmonia com os municípios.”

No dia 4 deste mês, foi a vez de Luziânia receber o evento, que reuniu cerca de 250 autoridades e lideranças da região do Entorno do Distrito Federal. Participaram do seminário os deputados Valcenôr Braz (PTB), Cristóvão Tormin (PSD) e Sônia Chaves (PSDB).

O seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo é uma organização da presidência da Casa, através da Secretaria de Assuntos Institucionais, com apoio da Diretoria Geral e Diretoria de Recursos Humanos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.