Projeto declara série de painéis da Via Sacra patrimônio artístico-cultural de Goiás
Projeto de lei de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT) declara a série de 14 painéis das estações da Via Sacra, localizados na rodovia GO-060, patrimônio artístico-cultural do Estado de Goiás. Aprovada preliminarmente em plenário, a propositura do petista seguiu para discussão e aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Em sua justificativa, Luis Cesar Bueno coloca que “a série via sacra composta de 14 painéis, pintados pelo artista plástico Omar Souto, reconhecidamente é um dos maiores expoentes de expressão artístico-cultural brasileiro”.
O deputado lembra que a obra foi inaugurada há mais de 21 anos e que possui conotação artística relevante. “Embora tenham sido concebidos com embasamento temático comum, religioso, tornou-se elemento artístico de destaque.”
E acrescentou: “Suas características singulares que os destacam as figuras artísticas relevantes se devem a técnica empregada pelo artista plástico Omar Souto, aliada as proporções monumentais de cada painel. Ressalta-se que o conjunto composto pelos 14 painéis distribuídos ao longo da Rodovia dos Romeiros (GO-060) constitui em dimensões, o maior conjunto artístico temático brasileiro exposto a céu aberto”.
Para Luis César Bueno, tais razões são suficientes para singularizá-los como obra artística de relevância e representatividade. “Além do seu componente artístico, os painéis desempenham importante elemento de agregação cultural religiosa. Na festa do Divino Pai Eterno, uma das mais importantes manifestações religiosas do Brasil, os painéis servem como cenário das encenações teatrais da via sacra.”