Major Araújo faz balanço da Comissão de Segurança na TV Assembleia
A TV Assembleia está exibindo, ao londo do dia, em horários diversos, o Programa Entrevista com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Major Araújo (PRB), que fala sobre o balanço das atividades da Comissão no ano de 2011.
Além de receber e encaminhar denúncias, e de fiscalizar os órgãos do Estado, a Comissão de Segurança Pública trabalha como autora de proposições legislativas, como projetos de lei, emendas, indicações e requerimentos.
A cooperação com outras instituições do Poder Público e com a sociedade civil também é outra missão regimental da Comissão. Audiências públicas, seminários e outros eventos foram realizados ao longo do ano passado, em parceria com as entidades.
Foram discutidos, nas audiências públicas, temas como: violência nas escolas públicas, a crescente criminalidade no Entorno de Brasília e região metropolitana, o aumento de casos de pedofilia em Goiás, o alto índice de contingências envolvendo substâncias entorpecentes, e a busca de alternativas para a solução dos diversos problemas apresentados.
O parlamentar defendeu a realização de audiências públicas, pois acredita que, através delas, é possível discutir diretamente com a sociedade medidas eficazes para atender às necessidades da população.
“Nosso foco foi na melhoria das condições de trabalho dos militares, e em segurança pública em geral. Os nossos projetos que tiveram aprovação, com certeza, vão beneficiar a população”, pontua.
Major Araújo afirmou que o Governo do Estado de Goiás esteve todo o tempo comprometido com as ações da Comissão. “Propusemos ao Governo, na pessoa do secretário de Segurança Pública, João Furtado, a implementação do Plano Estratégico de Segurança Pública, e a criação da Força Estadual nos moldes da Força Federal.”
O parlamentar comentou também sobre a promessa do governador Marconi Perillo (PSDB) de construir o presídio militar no prazo de dois anos.
A Comissão realizou, ainda, um seminário sobre a "Jornada de Trabalho do Militar Estadual e seus Reflexos em sua Saúde", que culminou, ao final, na realização de uma audiência pública.
2012
A expectativa do deputado para 2012 é de que a Comissão tenha a mesma atuação firme e atenta aos acontecimentos, promovendo debates sempre. “É certo que a atividade parlamentar depende muito do Executivo, mas considero o trabalho e o esforço empenhados pela Comissão, durante este ano, satisfatórios. Colocamos importantes assuntos em pauta, realizamos audiências, apresentamos requerimentos, enfim, trabalhamos efetivamente a favor da sociedade e no intuito de que esta possa aumentar o seu poder de persuasão.”
Segundo o parlamentar, todo esse trabalho já apresentou resultados importantes. “Acabamos de ver o governador Marconi Perillo assinando normativa interna que cria o Comando de Missões Especiais. A normativa foi uma solicitação que fizemos através de requerimento na Assembleia. Esse novo batalhão vai atuar nas divisas do Estado, de modo a evitar a entrada de criminosos em solo goiano. É um embrião, mas não tenho dúvidas de que, com o tempo e aperfeiçoamento, será uma importante ferramenta para a Segurança Pública no Estado”, conclui.
A entrevista está sendo exibida na íntegra pelo canal 8 da Net, e pelo site da Casa em horários variados.