Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretário da Fazenda, Simão Cirineu, é o mais novo cidadão goiano

16 de Abril de 2012 às 20:21
A Assembleia promoveu nesta segunda-feira, 16, sessão especial para entrega de Título de Cidadão Goiano ao secretário estadual da Fazenda, Simão Cirineu. A sessão de homenagem foi aberta pelo presidente da Casa, Jardel Sebba, autor da proposta, e teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, a partir das 20 horas. Fizeram parte da mesa o governador Marconi Perillo e o vice José Eliton.

A Assembleia promoveu, na noite desta segunda-feira, 16, sessão especial para entrega de Título de Cidadão Goiano ao secretário estadual da Fazenda, Simão Cirineu. Proposta pelo presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), a homenagem teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, a partir das 20 horas.

Natural do Estado do Maranhão, Simão Cirineu é bacharelem Ciências Econômicaspela Universidade Federal daquele Estado. Ele já foi secretário de Planejamento do Maranhão e secretário da Fazenda de Minas Gerais. É servidor de carreira do Banco Central desde 1978, e trabalhou nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Integração Nacional.

O homenageado foi secretário executivo do Ministério do Planejamento e ministro interino da Integração Nacional, no governo de Fernando Henrique Cardoso (de maio a junho de 2001). Foi também secretário adjunto do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e ainda delegado do Banco Central em Fortaleza e Rio de Janeiro.

Ao lado do parlamentar tucano, fizeram parte da composição da Mesa: o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton; o secretário de Estado da Fazenda, hoje homenageado, Simão Cirineu Dias; o senador Cyro Miranda (PSDB).

E ainda: a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Maria Tereza Garrido; o conselheiro Celmar Rech, que na ocasião representa o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Edson Ferrari.

Crédito

Em entrevista coletiva, concedida antes da sessão, o governador do Estado Marconi Perillo elogiou o trabalho desempenhado por Simão, que liderou o processo de recuperação da economia goiana.

“Ele atendeu o convite, sem mesmo me conhecer pessoalmente, depois de ter passado por várias funções no Governo Federal, no Governo de Minas, e no Governo do Maranhão”, contou o governador.

“Seu trabalho nos possibilitou viabilizar operações de crédito para investimento em obras importantíssimas para Goiás. Estamos muito felizes com a atitude do presidente da Assembleia, e de toda a Casa de conceder este título de cidadania goiana", completou Marconi.

Sucesso

A sessão especial, que concedeu o Título de Cidadão Goiano ao secretário de Estado da Fazenda, foi aberta pela execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo Coral Vozes do Legislativo.

Em seguida, o presidente da Casa, deputado Jardel Sebba, subiu à Tribuna para proferir seu discurso de homenagem.

"Nesta noite, a Assembleia concede, com muita honra, a cidadania a um maranhense de São Luís, que se fez goiano e divide conosco o amor incodicional a Goiás", disse o tucano, que também recordou o respeito conquistado pelo secretário, através de seu trabalho, sempre marcado pela firmeza de propósito tipicamente goiana.

Jardel destacou o trabalho do secretário, indispensável para a recuperação da economia do Estado, que se encontrava em uma situação precária no início da atual Administração.

"O saldo do primeiro ano de trabalho do governador Marconi Perillo não poderia ser diferente: o Governo reequilibrou as contas, reestabeleceu a confiança dos investidores e recuperou a economia estadual. Hoje, Goiás se orgulha muito desse seu mais novo filho. Amigo Simão: você se torna, agora, de fato, o que já era de direito: cidadão goiano", encerrou o presidente da Casa.

Amizade

O homenageado da noite, Simão Cirineu, também subiu à Tribuna, e proferiu seu discurso de agradecimento. O secretário recordou sua trajetória em Goiás, e não esqueceu de mencionar as amizades que angariou desde que se estabeleceu no território goiano, à frente da Secretaria de Estado da Fazenda.

“Vim para o Estado de Goiás colaborar como convidado do governador Marconi Perillo, sem pensar no reconhecimento público. Sinto-me, portanto, satisfeito ao verificar que meu trabalho gerou frutos além do esperado, com a conquista do respeito e amizade de todos aqui presentes e a especial deferência do Legislativo”, iniciou.

Simão Cirineu frisou que cabe ao secretário da Fazenda, e aos demais gestores, zelar pelas contas públicas com empenho e vigor. Ele considera que existem diversos motivos para comemorar o resultado positivo do trabalho realizado para a recuperação da economia do Estado, desde o início de 2011.

“Temos, ainda, muito a realizar, pois as demandas da sociedade são sempre maiores do que a receita estadual, vez que crescem em índices superiores ao da arrecadação, e, sem o equilíbrio fiscal, nenhum Estado se desenvolve de forma sustentável e contínua. O objetivo do nosso trabalho é dar ao Governador a receita digna para governar com tranquilidade, de forma que ele possa cumprir o seu plano de governo”, explicou Simão Cirineu.

O secretário lembrou ainda que o Brasil se encontra na lista dos países emergentes, caracterizados pela busca de transparência das contas públicas em todos os níveis da administração. “É esse o caminho que percorremos, todos nós, membros do Governo, desde o início da administração, procurando vencer os obstáculos à nossa frente, correndo contra o tempo para fechar os ralos da administração e obter recursos suficientes para o financiamento do Orçamento em exercício”, frisou.

Por fim, o secretário da Fazenda registrou que nada conseguiria se não fosse o apoio sincero e descomprometido que recebeu do povo goiano, dos servidores da Secretaria da Fazenda, dos seus colegas do Governo, e do empresariado e dos políticos em geral. “Agradeço ao presidente Jardel Sebba e a todos os deputados, do fundo do coração, pelo título recebido. Tenho diálogo franco e amigável com o presidente da Assembleia, desde o nosso primeiro contato, e sei que ele é incansável lutador das causas de Catalão, sua terra natal, e defensor do Sudeste goiano”, concluiu.

Após o pronunciamento do homenageado, o presidente Jardel Sebba encerrou a sessão, convocando outra para a próxima terça-feira, 17, em horário regimental. O tucano finalizou as homenagens, convidando os presentes para participarem de um coquetel comemorativo, no Saguão Interno da Casa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.