CPI deve escolher nomes de presidente e relator nesta terça-feira, 8
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar a possível ligação de políticos goianos com a contravenção, além de contratos firmados com a construtora Delta e a Gerplan, entre 1995 e 2012 deve avançar nos trabalhos a partir desta terça-feira, 8, com a realização da primeira reunião para escolha do presidente e do relator. A previsão é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB).
Da bancada de situação, foram oficilizados como titulares da CPI os nomes indicados pelo líder do governo, deputado Helder Valin (PSDB). São eles os deputados Helio de Sousa (DEM), Tulio Isac (PSDB) e Talles Barreto (PTB). Como suplentes foram escolhidos os deputados Lincoln Tejota (PSD), Carlos Antonio (PSC) e Iso Moreira (PSDB).
Já a oposição indicou o deputado Daniel Viela (PMDB), como titular, e como suplente o deputado Wagner Siqueira (PMDB). No PT foi confirmado o nome do deputado Mauro Rubem como titular e de Luis Cesar Bueno na suplência.
Durante a sessão ordinária da última quinta-feira, 3, Jardel Sebba explicou que os próximos passos para a instalação da CPI seriam o envio do processo para a diretoria parlamentar e a publicação no Diário da Assembleia do ato de nomeação dos membros.
Helder Valin comentou que, regimentalmente, a CPI pode estender seus trabalhos pelo prazo de 90 dias, com direito à prorrogação por mais 30 dias. “Essa CPI deve ir até o final de agosto”, comentou o parlamentar.
A CPI foi instalada na última semana com a assinatura de 35 parlamentares. Obedecendo ao princípio da proporcionalidade, compõem a Comissão três parlamentares da base de apoio ao Governo Federal e outros dois da oposição. Jardel Sebba destacou que o requerimento para a criação da comissão obteve assinatura de deputados do Governo e da oposição.
“A Casa é política, mas acredito que um bom trabalho poderá ser realizado. Creio, inclusive, que a CPI poderá contribuir para as investigações que estão sendo realizadas pelo Ministério Público e Polícia Federal, avançando em vários pontos”, frisou Jardel Sebba.