Corpo de Berenice Artiaga deixa a Assembleia Legislativa
O corpo da ex-deputada Berenice Artiaga foi levado, há poucos instantes, do salão nobre da Assembleia Legislativa onde foi velado durante toda a tarde na Casa e será enterrado às 17 horas no Cemitério Santana. Berenice Artiaga morreu na madrugada desta terça-feira, 8, em decorrência de falência múltipla de órgãos, com 96 anos.
Ela foi a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual, em 1951, na segunda Legislatura da Assembleia goiana. Por causa da tradição política que fez dela a primeira parlamentar estadual de Goiás, Berenice Artiaga é hoje nome de uma comenda concedida anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás às mulheres que se destacam no Estado.
Em 2008, com 92 anos, Berenice Artiaga concedeu entrevista à Agência Assembleia de Notícias, quando lembrou da época em que pertenceu ao Parlamento goiano. Frisou que sua passagem pela política foi esporádica, numa espécie de homenagem ao marido dela, ex-deputado Getulino Artiaga, que dá nome ao plenário do Parlamento goiano.
O mandato dela terminou em 1958, quando o Legislativo ainda funcionava em um prédio da Avenida Goiás. Somente em 1962 a Assembléia seria transferida para o atual prédio da Alameda dos Buritis. Berenice Artiaga manifestou seu contentamento em ser pioneira na política goiana, mesmo substituindo a candidatura de Getulino Artiaga, assassinado ao tentar separar uma briga em Nova Aurora, quando fazia campanha política dele e de Pedro Ludovico.