Ícone alego digital Ícone alego digital

Berenice Artiaga

08 de Maio de 2012 às 17:47
Crédito:
Berenice Artiaga
Primeira deputada estadual de Goiás, Berenice Artiaga foi velada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, 8.

O corpo de Berenice Artiaga, a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual, foi velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, durante toda a tarde desta terça-feira, 8. O sepultamento deverá acontecer no final da tarde, no Cemitério Santana.

Berenice faleceu aos 96 anos, na manhã desta terça-feira, vítima de insuficiência múltipla de órgãos. Ela foi a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia goiana.

O deputado Valcenôr Braz (PTB) destacou o pioneirismo da primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual em Goiás. “Com certeza, Berenice marcou época no Estado de Goiás. Foi a primeira parlamentar goiana, em uma época em que a mulher ainda não tinha espaço na política. Hoje, a Casa concede uma comenda anual que leva o seu nome, preservando, assim, a memória de lutas e conquistas da mulher goiana", afirmou.

Já a deputada Isaura Lemos (PCdoB) declarou que a ex-parlamentar simboliza a luta pelos direitos da mulher e por sua maior integração na vida política. "Sem dúvida, ela representou o pioneirismo na luta e na defesa dos direitos das mulheres. A força e a coragem da mulher goiana são representadas por ela", frisou. "Com justiça, todos os anos homenageamos as mulheres que se destacaram em Goiás, concedendo uma comenda que leva o nome da ex-deputada", lembrou.

A ex-deputada estadual pela Assembleia Legislativa de Goiás, Dária Alves, propositora da Comenda Berenice Artiaga durante seu mandato, em 1998, também prestou suas últimas homenagens à primeira deputada mulher do Estado de Goiás.

Para Dária Alves, a primeira deputada foi precurssora das mulheres na política. “Berenice foi deputada numa época muito difícil. Ela foi uma grande deputada, muito valente. O consolo é saber que Berenice viveu 96 anos. Foi por isso que propus a comenda, para homenagear as pessoas e entidades que trabalham em prol das mulheres. Conseguimos perpetuar o nome dela no cenário político.”

Filho de Berenice, o ex-prefeito de Goiânia, Índio do Brasil Artiaga, destacou a importância da ex-deputada para o desenvolvimento da política de Goiás. "A homenagem é clara. Minha mãe contribuiu muito com a política do Estado. O reconhecimento é justo por ela ter sido a primeira mulher eleita", afirmou.

“O simbolismo para Goiás e para o Brasil é a marca desta grande mulher.” Essas foram as palavras do deputado democrata Helio de Sousa sobre Berenice Artiaga. “Ao analisarmos este fato, que aconteceu há mais de 50 anos, traduzimos que ela era uma mulher ativa, que tinha uma liderança, e que buscou, através da sua determinação, que as mulheres pudessem ser enxergadas. Ela se tornou um símbolo, e podemos comemorar hoje, no Brasil, as milhares de mulheres que ocupam cargos eletivos”, comentou.

O deputado Humberto Aidar (PT) disse que a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual deixa um legado de exemplo e coragem. "Penso que Berenice foi um símblolo, não só para a luta das mulheres, mas também para a política. Ela deixa um legado permanente, anualmente rememorado durante a entrega da comenda legislativa que leva o seu nome", disse.

"Penso que ela recebeu um presente de Deus ao ter vivido uma longa vida, por quase 100 anos. E acredito que, para além da tristeza que seu falecimento deixa no coração de familiares e amigos, Berenice deixa um legado perene, e estará sempre viva quando o assunto for política", afirmou ainda o parlamentar petista.

O deputado Misael Oliveira (PDT) considera uma perda inestimável para a classe política a morte de Berenice. “A ex-deputada foi um exemplo de mãe de família e deixa uma herança de honradez, seriedade e honestidade para toda a classe política”, define o deputado. Misael destaca também o trabalho dela em prol das lutas femininas no Estado de Goiás. “Não é à toa que a Assembleia concede uma vez por ano a Comenda Berenice Artiaga, que é uma das mais disputadas no Estado. Essa medalha faz juz ao seu passado de lutas em prol de todo o povo goiano”, conclui o parlamentar.

O deputado Nilo Resende (DEM) afirma que a ex-deputada Berenice Artiaga quebrou paradigmas ao assumir o primeiro mandato de uma mulher na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. “Importantíssima na luta em prol dos direitos das mulheres goianas, Berenice lutou para que as mulheres exercessem o direito ao voto e participassem da vida política no Estado. O resultado é que, após Berenice, nós já tivemos até seis deputadas atuando simultaneamente na Assembleia”, sintetiza o parlamentar democrata.

O deputado afirma ainda que a morte de Berenice é uma grande perda e que sua trajetória é um exemplo para todos os goianos. “Ela pode viver mais de 90 anos e deixou uma bonita herança como mãe de família e como parlamentar”, afirma.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.