Incra se compromete a trabalhar para manter juventude no campo
Trazer agroindústrias, melhorar a assistência técnica, bem como atender demandas nas áreas da Educação, com vistas, sobretudo, a manter a juventude no campo, nos assentamentos e acampamentos de reforma agrária. Esse foi o compromisso do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia, com os assentados e acampados, durante audiência pública realizada nesta terça-feira, 15, em Rio Verde.
De iniciativa do Incra, com apoio do deputado Karlos Cabral (PT), presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembleia Legislativa, o evento foi o primeiro de uma série que o Incra pretende realizar, com vistas a atender melhor as demandas dos assentamentos e acampamentos em todo o Estado de Goiás.
Primeiro a fazer uso da palavra, Karlos Cabral cumprimentou Jorge Tadeu pela iniciativa de interiorizar as ações do Incra. “Trata-se de iniciativa louvável, que vem ao encontro das realidades municipais, no sentido de buscar resolver as questões lá mesmo onde elas se encontram, ou seja, nos municípios. Todos conhecem minha opção pela agricultura familiar e pela reforma agrária, por isso coloco o meu gabinete na Assembleia à disposição do senhor (Jorgeu Tadeu) para qualquer pleito que vise a avanços na melhoria de vida dos assentados e acampados, e, principalmente, na reforma agrária”, frisou o parlamentar.
Karlos Cabral fez questão de reconhecer a luta de todos os deputados estaduais do seu partido: Luis Cesar Bueno, Humberto Aidar e Mauro Rubem, além dele próprio.
Antes de Jorge Tadeu, falaram: o representante dos sindicatos rurais e das associações de assentados e acampados, Luiz Carlos; o representante do Sebrae, Luiz Barcelos; o vice-diretor do Instituto Federal Goiano (IFG) – campus Rio Verde, professor José Wesley; e o secretário de Agricultura de Rio Verde, Carlos Leão. Essas pessoas que fizeram uso da palavra compuseram também a mesa dos trabalhos, juntamente com Karlos Cabral e Jorge Tadeu.
Todos reconheceram a importância do evento para melhor atender as demandas dos assentados e acampados da reforma agrária. José Wesley prometeu um auditório de 800 pessoas para o próximo encontro, haja vista que o de 300 lugares foi pequeno para os participantes.
O superintendente do Incra deixou claro que as demandas são muitas, mas que sua equipe vai procurar atender o maior número possível. Enfatizou que vai providenciar mecanismos e ações, sobretudo com vistas a garantir educação e emprego, para manter a juventude no campo. Adiantou que vai buscar parceiros para atender demandas nas áreas da Educação, Saúde, água, energia elétrica, estradas e assistência técnica, entre outras.
Jorge Tadeu frisou que a equipe local do Incra estará disponível para atender as reivindicações. Ele garantiu que, depois de feito esse trabalho, vai marcar nova reunião para anunciar o atendimento de algumas solicitações, bem como o encaminhamento das demais.
Depois da fala de Jorge Tadeu, que enfatizou a parceria com o deputado Karlos Cabral e foi bastante aplaudido, cada presidente de sindicato e de associação, e coordenadores de assentamentos e acampamentos fizeram uso da palavra. A maioria cumprimentou a iniciativa do Incra e do deputado Karlos Cabral, manifestando confiança de que as demandas colocadas no evento serão atendidas.
Por último, Luciano, servidor local do Incra, mostrou a realidade de cada assentamento e acampamento do município de Rio Verde, e apresentou os projetos já atendidos e os que estão em andamento.