Comissão apoia Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças
Com o objetivo de mobilizar o Governo e a sociedade para o combate à violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão da Criança e Adolescente, presidida pelo deputado Carlos Antonio (PSC), está divulgando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio.
A data foi criada pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi espancada, violentada e assassinada. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.
Por ocasião da data, entidades e órgãos governamentais ligados à defesa dos direitos humanos celebram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mudar a realidade através de atividades que visam combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema.