Ícone alego digital Ícone alego digital

Bolsa Universitária

13 de Agosto de 2012 às 12:25
Helio de Sousa e Iso Moreira participam de solenidade de entrega de mais 3 mil bolsas universitárias, com o governador Marconi Perillo.

Os deputados Helio de Sousa (DEM) e Iso Moreira (PSDB) participaram na quinta-feira, 9, no Centro de Convenções de Goiânia, da solenidade de entrega de bolsas universitárias a mais 3 mil alunos da rede privada de ensino superior. Na oportunidade, a Assembleia Legislativa foi aplaudida pelas 5 mil pessoas que lotaram o hall de entrada e os auditórios Rio Vermelho e Lago Azul.

Helio de Sousa enfatizou que o Bolsa Universitária é o maior programa socioeducativo do Governo do Estado de Goiás. Lembrou que mais de 115 mil alunos e alunas já foram beneficiados com o programa em todo o Estado. Destacou que a meta do governador Marconi Perillo (PSDB) é de chegar a 150 mil beneficiados no final de 2013. E lembrou que o Bolsa Universitária serviu de exemplo para outros Estados, bem como para o Governo Federal.

Iso Moreira também ressaltou a importância do Programa Bolsa Universitária, que, segundo ele, cria oportunidades para os estudantes goianos e é referência para o Brasil. O parlamentar tucano destacou o Programa Bolsa Universitária Integral, que considerou um marco na educação em Goiás. “Esses dois programas representam um futuro com mais oportunidades para os jovens goianos.”

Primeiro a discursar na solenidade, o ex-deputado e atual suplente de deputado estadual, Afrêni Gonçalves, coordenador-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), falou em nome da presidente da entidade, Valéria Perillo, que se encontra em viagem oficial. Afrêni destacou o bom momento por que passa Goiás.

Ele ressaltou o papel da Assembleia Legislativa na aprovação de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado. De modo especial, agradeceu o Legislativo pela aprovação do Programa Bolsa Universitária, que já beneficiou 115 mil alunos, segundo ele, completando 118 mil com os novos 3 mil beneficiados naquela solenidade.

Depois, discursou o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Mantenedores do Ensino Superior em Goiás, Jorge de Jesus Bernardo, que enalteceu a importância da parceria das universidades que representa com o governo do Estado.

Em seguida, discursaram duas alunas contempladas com o Bolsa Integral, que se emocionaram ao falar da importância do programa para realizar seus sonhos de conquistar um diploma de ensino superior. O governador Marconi Perillo se emocionou com os pronunciamentos das duas alunas beneficiadas com o programa.

Marconi falou da ousadia de entregar as primeiras 4.500 bolsas universitárias, no primeiro ano do programa, em 1999, quando o Estado passava por crise financeira. “Graças a Deus conseguimos não apenas pagar as bolsas, mas ampliar ainda mais o programa”, frisou.

O governador fez uma homenagem a mãe dele, falecida recentemente, enfatizando que ela deixou como herança para seus filhos os estudos. O governador falou também de quando o programa serviu de exemplo para outros Estados, bem como para a criação do Pro-Uni no Governo Federal.

Marconi informou que as inscrições para novos alunos e alunas que precisam da Bolsa Universitária acontecerá no final deste mês e  início de setembro pelo site da OVG. Adiantou que serão oferecidas 10 mil bolsas universitárias para vigorar a partir de 2013. Frisou que a meta do seu governo é chegar a 150 mil beneficiados no final de 2013, multiplicando assim por três a meta inicial do Governo, que era de 50 mil bolsas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.