Ícone alego digital Ícone alego digital

Carlos Antonio divulga Concurso de Linguagem Expressiva em escolas de Vianópolis

22 de Agosto de 2012 às 14:16

Para um público de mais de cem alunos do ensino fundamental do 1º ao 5ª ano, o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, deputado Carlos Antonio (PSC), divulgou o I Concurso de Linguagem Expressiva cujo tema é – Conselho Tutelar – Um amigo em quem posso confiar. A visita foi realizada na manhã desta quarta-feira 22, em Vianópolis.

No primeiro momento, Carlos Antonio foi até a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade, conhecer as instalações e o trabalho realizado na instituição. O deputado verificou a necessidade de um automóvel para a instituição e se comprometeu a levar a proposta e fazer gestão junto ao Governo do Estado para doação do veículo. Em seguida visitou a Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI e a Escola Estadual Zenaide Campos Roriz.

Na ocasião estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Simar Rosilene Viegas, a presidente do Conselho Tutelar de Vianópolis Ofélia Maria de Castro, as diretoras das escolas municipais participantes, Leila de Fátima e Marluci Maria de Souza.

A Secretária Municipal agradeceu a presença do deputado. “É muito bom saber que tem alguém na Assembleia Legislativa que é compromissado com a causa da criança e do adolescente. O deputado Carlos Antonio está lembrando de Vianópólis”, pontuou.

Durante a conversa entre o deputado e as crianças, o parlamentar explicou de maneira descontraída qual a função do conselho tutelar. “Conselho tutelar é para cuidar de vocês, zelar de vocês, é o amigo quem vocês podem confiar”.

Carlos Antonio explicou também quando as crianças devem procurar o conselho. “Se você for maltratado, espancado, não conseguir vaga na escola, não conseguir atendimento médico, você deve procurar o conselho tutelar, que existe para resguardar e zelar dos direitos da criança. Toda criança tem direito à escola, atendimento de saúde, lazer e família”, considera. Ele ressalta que o objetivo do concurso é enfatizar, esclarecer e levar a mensagem da importância do conselheiro tutelar.

Para finalizar, o parlamentar explicou o que as crianças devem fazer para concorrerem aos prêmios do concurso. “Vocês vão passar para o papel, seja através de desenho ou redação, de que maneira vocês vão mostrar que o conselho tutelar é um amigo que você confia e gosta dele”.

A Assembleia Legislativa, através da Comissão da Criança e Adolescente, vai entregar certificados a todos os participantes. Os conselhos tutelares de cada município serão responsáveis pela premiação para os três melhores colocados em suas cidades.

Somente os três melhores trabalhos de cada município vão participar da final e concorrer à premiação estadual, que será entregue no dia 29 de outubro na Casa. De acordo com o regulamento do concurso, os municípios têm o prazo de 1º a 15 de setembro para receber os trabalhos dos alunos, sendo que até o dia 5 de outubro têm que repassar os três melhores trabalhos para o julgamento final da comissão estadual do concurso.

A premiação final é a seguinte: 1º lugar, um notebook; 2º lugar, um tablet; e 3º lugar, uma máquina digital.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.