Ícone alego digital Ícone alego digital

Obras de artistas goianos estão expostas na Assembleia

04 de Setembro de 2012 às 15:00

A exposição coletiva intitulada "De Outra Coleção" já está aberta ao público no saguão interno da Assembleia Legislativa. Promovida pelo Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI) da Casa, dentro do projeto Terça Cultural, a exposição foi aberta nesta terça-feira, 4, das 8 às 18 horas, e vai até o dia 14 de setembro.

O evento reúne obras de grandes nomes das artes plásticas no Estado de Goiás, como Siron Franco, Luiz Mauro, Selma Parreira, Shell, Sanatan, Enauro de Castro, Pierre de Freitas, Helena Vasconcelos e José Zaragoza.

Um pouco sobre os artistas:

Siron Franco - Nasceu na cidade de Goiás, no dia 25 de julho de 1947. Sua obra é reconhecida no Brasil e no exterior. O artista já fez várias exposições no exterior e possui obras espalhadas em acervos e coleções de museus na Europa e nas Américas. Vários trabalhos seus estão no acervo de colecionadores e de museus importantes do Brasil.

Luiz Mauro - O primeiro contato com a pintura se deu aos 16 anos, de forma envolvente. Foi quando ele percebeu que era o que queria fazer, passando a frequentar ateliês e exposições, travando conhecimento com a obra Siron Franco, Carlos Sena, Omar Souto, Gomes de Souza, entre outros.

Selma Parreira - O conjunto de suas obras deixa emergir o gesto instaurador de formas sobre a tela. São formas do humano, da natureza e dos objetos, que não colocam em dúvida as aparências, ao contrário, os termos da pesquisa da artista são claros, como também a conquista de seu método. Selma Parreira explicita e demonstra os processos internos de uma elaboração pictórica. A construção pela cor, obtida pela ampla utilização de combinatórias do espectro (o arco-íris), se faz através de grandes manchas e de justaposições. Dessa maneira, a artista cria condições para que o movimento e o espaço fluam, e os suportes fixos se tornam campos dinâmicos, pertencentes ao reino energético. Caracterizada por uma superposição de códigos, a pintura de Selma Parreira surge no contexto nacional sobrepondo a própria cultura goiana, de seus arquétipos à contemporaneidade.

Shell - Possui formação em Artes Visuais, e dedica-se à cenografia, por onde já trilhou em várias produções cinematográficas. A obra apresentada é proveniente do cenário do filme "O Tronco", baseado na obra homônima de Bernardo Élis e dirigido por João Batista de Andrade, todo rodado na cidade de Pirenópolis - Goiás.

Sanatan (Gidel Alves Feitosa) - Natural de Poxoréu/MT, nasceu em 1944 e reside em Goiânia desde criança. Iniciou o curso de Arquitetura na UCG e foi frequentador do ateliê de DJ Oliveira, de onde obteve os conhecimentos para sua bem-sucedida carreira de pintor. A escritora Glória Drummond escreveu: "Há uma permanente, constante linearidade paisagística, como se a natureza fluísse de suas mãos, telas... Sanatan retoma a paisagem".


Enauro de Castro
 - Nasceu em Goiânia/GO, em 1963. Artista visual, designer gráfico e artista multimídia. Formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes Visuais da UFG, em 1996. Em suas obras, desenvolve pesquisa cromática utilizando o branco. Entre 1997 e 1998, ministrou o curso de desenho contemporâneo "A Linha Como Invenção", no Palácio da Cultura, MAG. Em parceria com Ricardo Basbaum, realizou projeto multimídia intitulado NBP - B (Novas Bases para a Personalidade - Branco), que foi apresentado em 1999 no MAC/GO.

Pierre de Freitas - Artista plástico goiano que reside atualmente no Estado do Tocantins. Possui uma obra que expressa um sentimento de tempo e de solidão. A intenção é criar um diálogo entre o mundo do artista e o espectador, ou, simplesmente, um diálogo entre o espectador e as obras. É uma tentativa de reatar com aquilo que foi e reviver aquilo que não é mais, ou talvez apenas a ilustração de uma história a dois, um discurso sobre as dificuldades do contato humano no mundo contemporâneo e sobre as relações virtuais imediatas e efêmeras.

Fernando Thomenn - Artista plástico mineiro radicado por muitos anos em Goiás, sua obra é galgada na representação de elementos da natureza, nas variadas técnicas que desenvolveu do desenho, da gravura, da escultura e da pintura. Ele explora a paisagem rural em pintura acrílica.

Helena Vasconcelos - Um registro pictórico com estilo próprio, em que as cores representam a alegria que é peculiar a essas manifestações. Pinturas fortes, líricas e sugestivas, pitorescas e divertidas apresentam aspectos de singular beleza, com a pureza e características de brasilidades acentuadas, causando admiração sem restrição. Representa a ligação do homem à terra, com elementos que desenvolvem a fantasia e a criatividade, sem o temor de subestimar a arte folclórica tradicional.

José Zaragoza - Nascido em Alicante - Espanha, em 14 de julho de 1930, José Zaragoza é um pintor e publicitário radicado no Brasil desde 1952. Ingressou na JWT no mesmo ano como diretor de arte. Transferiu-se para o escritório da agência em Nova York e estagiou na NBC em 1956. Fundou, em 1962, juntamente com Ronald Persichetti e Francesc Petit, o estúdio de design gráfico Metro 3, que alcançou grande sucesso na época por seus trabalhos inovadores em termos visuais. Posteriormente, fundaria com Ronald Persichetti, Petit e Roberto Duailibi a agência DPZ, até hoje uma das maiores do Brasil. Foi o primeiro presidente (e um dos fundadores) do CCSP. Lançou o livro Layoutman, em 2004, que chegou a ser premiado nos Estados Unidos. O livro é uma compilação de seus melhores trabalhos na propaganda ao longo das décadas. Como pintor, realizou e participou de inúmeras exposições, dentre elas a Bienal de São Paulo, de 1963 a 1967. Em 2005, fez uma exposição no Museu Brasileiro de Escultura, com o nome de "Zaragoza - Meio Século - Revisão", que reúne seus trabalhos artísticos feitos no Brasil nos últimos 50 anos. Atualmente, é diretor de criação da DPZ.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.