Helder Valin diz que todos os deputados podem pleitear presidência
Líder do Governo na Assembleia Legislativa e candidato do PSDB à Presidência da Casa, Helder Valin (PSDB) disse a jornalistas que vê com naturalidade o pleito do deputado Major Araújo (PRB), que também se lançou candidato à presidência do Poder.
“Eu creio que todos os parlamentares têm o sonho de presidir o Poder. É natural que aqueles que se sintam preparados se lancem candidatos”, explicou.
Valin diz que não procede dizer que Major Araújo tenha sido tolhido na possibilidade de lançar seu nome e fazer campanha, devido à antecipação da campanha para 10 de outubro. “Ele estava presente nas duas votações em que foi definida a mudança da data. Ele teve oportunidade de se manifestar e não o fez. Além do mais, ele é deputado há um ano e 9 meses. Já poderia ter colocado seu nome há mais tempo.”
O líder do Governo negou que haja algum tipo de pressão externa ou acordo não republicano para que ele e o atual presidente, Jardel Sebba, permaneçam no comando da Casa, de forma alternada, por quatro mandatos consecutivos. “Em primeiro lugar, há Assembleias no Brasil onde um mesmo presidente está há quatro, cinco mandatos consecutivos. E esse fato não é exceção.”
Ele destacou que os parlamentares são livres para votarem em quem quiserem. "Se deram oportunidades a mim e a Jardel é porque acreditaram na nossa capacidade de trabalho, de fazer uma gestão transparente, moderna, voltada para os reais interesses da sociedade."
Helder Valin disse também que é rotina, em todos os Parlamentos, que o partido hegemônico, com maior bancada na Casa, faça o presidente. "É assim na Câmara, no Senado, em todo o mundo. Aqui não seria diferente."