Frei Valdair vai ouvir Marconi e o PTB para decidir se assume vaga na Assembleia
O ex-deputado Frei Valdair de Jesus encontra-se numa encruzilhada política. Ele foi eleito vereador em Anápolis, com direito a mandato de quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2013. Mas acabou beneficiado indiretamente, na condição de segundo suplente de deputado do PTB, pela eleição dos deputados Cristovão Tormim e Hildo do Candango, respectivamente, para as Prefeituras de Luziânia e Águas Lindas de Goiás. Se Valdair optar pela posse na Assembleia Legislativa, o seu mandato será de apenas dois anos.
“Essa é uma situação de difícil solução”, afirma Frei Valdair, admitindo que a decisão não poderá ser tomada por ele próprio próprio, mas em conversas de natureza política, em instâncias superiores.
“Sou filiado ao PTB, vou procurar a cúpula do meu partido, quero conversar com os deputados federais Jovair Arantes e Magda Moffato, além de membros da bancada estadual”, esclarece Valdair.
Ele acrescenta que outro a ser ouvido é o ex-deputado Marlúcio Pereira, que ficou na terceira suplência do PTB: "Preciso saber onde serei mais útil ao partido: se em Anápolis, como vereador, ou na Assembleia, como deputado”.
Frei Valdair deixa transparecer que a decisão, qualquer que seja ela, estará relacionada ao seu projeto político, daí o desejo de discutir a situação com o próprio governador Marconi Perillo (PSDB). “O PTB integra a base aliada do governo, o mandato de vereador poderia me credenciar para disputar a Prefeitura de Anápolis, em 2016, mas a decisão pode estar relacionada a uma estratégia mais ampla da base governista. É por isso que quero conversar com Marconi Perillo e com a cúpula do PTB.”
Números
Frei Valdair de Jesus já passou pela Assembleia Legislativa em duas oportunidades. Em 2006, como suplente no exercício do mandato, e na legislatura 2007/2011, na condição de deputado eleito. Em 2010, ele obteve 22.093 votos, tendo ficado na segunda suplência, abaixo de Talles Barreto.
No último domingo, em Anápolis, ele foi eleito vereador com uma votação expressiva para o município: 2.717 votos.