Secretário afirma que VLT vai resgatar comércio no Eixo Anhanguera
Após a exibição de vídeo institucional, que destacou os benefícios do modelo de transporte pleiteado pelo projeto VLT Anhanguera, o secretário das Cidades, Sílvio Sousa, colocou-se à disposição dos parlamentares para responder a questionamentos.
O deputado Daniel Messac (PSDB), autor da iniciativa do debate, abriu a rodada de perguntas, afirmando que houve uma intervenção no Eixo Anhanguera que prejudicou setores do comércio. Ele perguntou se o projeto do VLT não vai prejudicar, também, os comerciantes.
Em resposta, o secretário afimou que o projeto vai resgatar áreas históricas e degradadas da capital. "Haverá um plano para minimizar os danos junto aos comerciantes locais. Também haverão projetos para mitigar os possíveis prejuízos decorrentes da implantação da obra. Em cidades como Reims, na França, houve um aumento da atividade comercial, em função do VLT", afirmou.
O deputado tucano também sugeriu a implantação de um metrô no lugar do VLT. O secretário afirmou que a cidade ainda não dispõe de demanda suficiente para a construção de uma malha metroviária, a qual poderia custar 10 vezes mais do que a implantação de uma rede de veículos leves.
A audiência pública acontece neste momento no Auditório Solon Amaral.