Santuário da Arte
Teve lugar no Auditório Costa Lima, na noite desta terça-feira, 20, a XIII Coletiva de Escultores e Pintores do Movimento Santuário da Arte. O evento foi promovido em uma parceria do Centro de Cultura e Intercâmbio da Casa (CCI) e dos presidentes do Movimento Santuário da Arte, Elifas Modesto, Getúlio Targino e Elizabeth Caldeira Brito. Na ocasião, diversas personalidades receberam o Troféu Santuário da Arte, além dos prêmios Diploma Destaque Cultural e do Diploma e Medalha de Mérito Cultural – Inbrasci.
A solenidade foi marcada pelas apresentações musicais dos músicos Maria Eugênia, Luiz Chaffin, Goiana Vieira, Vagner Rosafa, e do Coral Vozes da Justiça, sob a regência do maestro Carlos Vitorino.
Na ocasião, a mesa foi composta pelas seguintes personalidades: Getúlio Targino, membro da Academia Goiana de Letras; Elizabeth Targino, diretora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacinonais; pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Adenor Aires; e pelo presidente da União Brasileira de Escritores – seção Goiás, Edival Lourenço.
Troféu
Receberam o Troféu Santuário da Arte, das mãos do artista plástico Elifas Modesto, as seguintes personalidades: o secretário de Estado da Cultura, Gilvane Felipe, representante do governador do Estado, Marconi Perillo; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Leobino Valente Chaves; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Jarde Sebba (PSDB); Aidenor Aires, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, pelos 80 anos da fundação; os presidentes da Revista Personal, Marcelo Lacerda e Valter Oliveira; os escritores Maria do Rosário Cassimiro, Ana Braga, Luís de Aquino, Sônia Ferreira, Edival Lourenço e Sônia Maria Santos.
E ainda: Antônio Almeida, presidente da Editora Kelps; a cantora lírica Goiana Vieira; a cantora Maria Eugênia; Marilza Albuquerque, presidente nacional do Inbrasci; o crítico literário Emílio Vieira; o presidente do Centro Cultural Oscar Niemeyer Nasr Nagib Fayad Chaul; os artistas plásticos Maria Guilhermina, Antunis Arantes, Nonatto Coelho, Monique e Yvan Avena.
Também foram agraciados: o folclorista Juarez Antônio; Fausto Gomes, presidente da Sobrames; a cantora e representante do Ponto de Cultura Flora do Vale, Henusa Mendonça; Umbelina Linhares Frota, presidente da Alcai; a jornalista Sabrina Ritiely.
Destaque Cultural
A promotora cultural Márcia Coutinho, do Centro de Cultura e Intercâmbio da Casa (CCI) recebeu o Diploma Destaque Cultural. Também foram agraciados com o prêmio os artistas plásticos: Alessandra teles, Brenda Lee, Bento Cassiano, Cristiane Rezende, eldo Dias, Ivone Vacaro, Jordana Hermano, Omar Souto, Reinaldo Rodrigues, Rosy Cardoso, Raphael Caldeira Selvo Afonso e Valdir Ferreira.
E ainda: a escritora Nazareth C. Freitas; o fotógrafo Nelson Santos; o marchand Ronaldo Amorosinho; o músico Vagner Rosafa.
Na mesma ocasião, a presidente nacional do Inbrasci, escritora Marilza Alguquerque, entregou o Diploma e a Medalha de Mérito Cultural – Inbrasci às seguintes personalidades: Aldenor Aires, Antônio Almeida, Edival Lourenço, Eleuzenira Menezes, Elifas Modesto, Elizabeth Caldeira, Getúlio Targino, Maria Cassimiro, Maria Eugênia e Nelson Santos.