Ícone alego digital Ícone alego digital

Memória

18 de Dezembro de 2012 às 12:20
Presidente Jardel Sebba prestigia lançamento do livro “Assembleia Legislativa de Goiás – O Olhar, a Voz e a Casa de um Povo”.

A Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta terça-feira, 18, no Salão Nobre Doutor Henrique Santillo, o lançamento do livro “Assembleia Legislativa de Goiás – O Olhar, a Voz e a Casa de um Povo”. A obra tem textos de Nasr Chaul, Hélio Rocha, Wolney Unes e Elder Rocha Lima.

Além do presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), estiveram no evento o chefe do gabinete gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer e um dos autores da obra, Nasr Chaul, representando o governador Marconi Perillo; o diretor-geral da Assembleia, Milton Campos; o ex-deputado estadual Leão Di Ramos  Caiado Filho; jornalista, escritor e um dos autores da obra, Hélio Rocha; o assessor parlamentar Joaquim Lemos, representando o senador Cyro Miranda (PSDB); e a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Denise Paiva.

Jardel Sebba qualificou a obra como inestimável relevância para a história e sociedade goiana. “É um importante ponto de partida para quem quer conhecer mais sobre o Estado e a contribuição do Poder Legislativo para Goiás. A obra traz elucidativos textos, além de belas fotos e documentos históricos. Enfim, confere um legado para a posteridade”, disse o presidente.

Jardel e a coordenadora da Escola do Legislativo, Gislanda Fátima de Barros, realizaram trocas de exemplares do livro, sendo o da coordenadora destinado ao acervo da biblioteca da Escola. Além disso, o parlamentar informou que a obra estará disponível em todas as bibliotecas estaduais.

“A proposta do livro é apresentar os valores, a tradição, a riqueza cultural de um povo que nasceu sob a égide da saga mineratória, mas que soube manter-se firme e construir um grande Estado, com muita luta e trabalho, onde outrora havia desolação e abandono por parte do poder central. Entregamos essa obra aos goianos com um firme intuito de resgatar um pouco da nossa valorosa história e, principalmente, de homenagear essa gente de grande valor e coragem”, acrescentou Jardel.

A obra é dividida em três momentos distintos: Goiás, um Estado encantador; a Assembleia Legislativa de Goiás, a voz de um povo; e a Casa e os atuais personagens. Os textos iniciais de cada parte devem ser compreendidos como estímulos para novos diálogos, que no livro são promovidos a partir de discursos dos deputados, textos históricos, registros documentais, além de reportagens de jornais e revistas de todas as épocas.

O diretor-geral enfatizou que o livro “Assembleia Legislativa de Goiás – O Olhar, a Voz e a Casa de um Povo” passa a ser um legado que o presidente Jardel deixa para a sociedade goiana. “A memória do povo é curta, portanto, é importante resgatar a história não só da Assembleia, como de Goiás”, disse Milton Campos.

Em seu discurso, Nasr Chaul usou uma citação para exemplificar a importância da obra. “Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são os homens. Livros mudam os homens. Assim, posso dizer que são os livros que se perpetuam e é um dos legados mais importantes para as gerações futuras”, destacou.

O professor e também servidor da Casa, lotado na Seção de Assessoramento Temático, Maurício Barbosa Paranaguá reforçou que o livro resgata momentos cruciais do passado que estão construindo o presente e deslumbrando o futuro. “A história é um profeta com olhar voltado para trás. Um povo sem história deixa de ser povo.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.