Conselho Tutelar
A colocação do Conselho Tutelar de Aurilândia entre os 20 que serão contemplados com um carro, via governo estadual, até outubro próximo. Esta foi uma das decisões tomadas pelo deputado Carlos Antonio (PSC), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, na visita que realizou no sábado, 16, àquele município da região Oeste do Estado.
Carlos Antonio foi recebido pelos cinco conselheiros tutelares de Aurilândia: Vinícius Claudino dos Santos (presidente), Jesus Antônio Oliveira Resende, Luiz Fernando Ferreira da Silva, Ranulfo Batista de Matos e Deyla Osório de Morais. E, depois de conhecer as instalações do Conselho Tutelar do município, o deputado seguiu para a Câmara Municipal, onde se reuniu com as autoridades da cidade.
Os conselheiros mostraram um mapa da região para Carlos Antonio, para deixar clara a necessidade que têm de um veículo para atender as denúncias na zona rural do município. Ressaltaram que estão com uma denúncia de abuso sexual em uma fazenda situada a 60 quilômetros de Aurilândia. Fizeram outras colocações que deixaram o deputado convencido de que precisam realmente com urgência de um carro.
No Auditório Eleomar José Gomes da Câmara de Aurilândia, a reunião foi aberta pelo presidente, vereador Divino Borges. Em seguida, falou Vinícius Santos, que relatou parte do trabalho que Carlos Antonio vem realizando como presidente da Comissão da Criança e do Adolescente com vistas à devida estruturação dos Conselhos Tutelares no Estado de Goiás.
Lembrou que Aurilândia estava entre os 30 Conselhos Tutelares que participaram da reunião de planejamento das ações que Comissão da Criança e Adolescente vai desenvolver em 2013. E reconheceu a importância do Concurso de Linguagem Expressiva da Assembleia Legislativa para melhorar a imagem dos Conselhos Tutelares perante a sociedade e, de modo especial, junto às crianças e adolescentes.
Os demais conselheiros tutelares fizeram uso da palavra e todos eles cumprimentaram Carlos Antonio pelo trabalho que vem realizando há dois anos voltado especialmente para melhorar estruturação física dos Conselhos Tutelares e instrução dos conselheiros tutelares para melhor desempenho do seu papel constitucional.
Também discursaram a prefeita Cida Furtado, a vice-prefeita Irmã Diva e vereadores. Todos reconheceram a importância do trabalho do deputado Carlos Antonio, sobretudo em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Cida Furtado se colocou à disposição para firmar novas parcerias em favor do Conselho Tutelar do município.
O deputado deixou evidente a sua determinação em trabalhar para quebrar o paradigma que ainda paira sobre os Conselhos Tutelares de que são órgãos punitivos e não protetores dos direitos da criança e do adolescente.
"Conseguimos um significativo avanço com o 1º Concurso de Linguagem Expressiva, que reuniu crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 175 municípios. Agora, com o 2º Concurso, aberto para alunos do 6º ao 9º ano, esperamos alcançar os 246 municípios goianos", disse Carlos Antonio. O tema é o mesmo: Conselho Tutelar: um amigo em quem posso confiar, mas a premiação será mais expressiva que a anterior, segundo adiantou o deputado.
Participaram ainda do evento presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA),secretários municipais, professores e estudantes. A diretora do Colégio Professor Adalberto Sobrinho, Nete, enalteceu o trabalho de Carlos Antonio, disse que testemunhou entrega de veículos a Conselhos Tutelares, na Praça Cívica, e se comprometeu em se empenhar para que Aurilândia faça bonito também no II Concurso de Linguagem Expressiva da Alego.
Carlos Antonio já visitou quatro Conselhos Tutelares em 2013. Nesta segunda-feira faz a quinta visita do ano ao Conselho Tutelar de Abadiânia. Segundo ele, meta é superar o número de visitas de 2012, que chegou a 80.
“Estamos imbuídos do propósito de contribuir cada dia mais com a causa da criança e do adolescente. E uma de nossas metas é estabelecer parcerias com vistas a melhorar a estrutura dos Conselhos Tutelares em todo o Estado de Goiás, bem como de contribuir para uma melhor qualificação dos novos conselheiros tutelares para o desempenho do importante papel constitucional que têm a desempenhar", disse o deputado.