Criança e adolescente
Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Antonio (PSC) fez visitas técnicas na quinta-feira, 13, aos Conselhos Tutelares de Santa Terezinha de Goiás e de Minaçu. Em ambos os municípios, ele assumiu compromisso de doar veículos aos Conselhos Tutelares, bem como fez orientações sobre a adequação da Lei 12696 à realidade local.
O deputado também fez convite para seminário, divulgou o 2º Concurso de Linguagem Expressiva e ainda tratou de outros assuntos de interesse da coletividade.
Carlos Antonio ficou surpreendido com a estrutura física do Conselho Tutelar de Minaçu, que considerou o melhor estruturado dos 95 que visitou. Cumprimentou o prefeito Maurides Rodrigues Nascimento pelos investimentos na causa da criança e adolescente, inclusive com a manutenção de uma casa de passagem e 11 servidores à disposição do Conselho Tutelar. Explicou que estava doando o veículo ao Conselho Tutelar numa forma de agradecimento à atenção do poder público municipal a criança e ao adolescente.
Carlos Antonio disse que os Conselhos Tutelares são exemplos no cumprimento do seu papel constitucional de defender os direitos da criança e do adolescente. O presidente da CCA agradeceu também aos parceiros em nível nacional, ao exemplo do senador Gim Argelo.
Santa Terezinha de Goiás
Em Santa Terezinha de Goiás, Carlos Antonio seguiu para a sede da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, onde comandou reunião com os conselheiros locais. Comprometeu-se a doar um veículo, entre os 20 que pretende entregar até outubro, fruto da verba de emenda parlamentar própria.
O deputado se dispôs a ajudar a prefeitura na implantação de uma Casa Lar no município, para acolhida de crianças e adolescentes em situação de rua. Também manifestou seu contentamento com a prestação de serviços feita pelo Conselho Tutelar durante o encontro.
Participaram da reunião os conselheiros tutelares Mercês Ferreira da Cruz Dias (presidente), Odílio Moura Xavier dos Anjos, Juameire Moreira da Silva, Neusa Ribeiro Xavier Rodrigues e Valdete Pereira Venâncio, bem como os seus respectivos suplentes. E as seguintes autoridades: prefeito Suélio José Lourenço; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Maria Nilma Soares; além de secretários municipais, representante da Polícia Militar, padre e pastores evangélicos.
Minaçu
O encerramento das visitas técnicas aconteceu em Minaçu.Carlos Antonio ouviu as reivindicações das conselheiras, dos cinco vereadores presentes, vice-prefeita Líria Ângela de Sene e pelo prefeito Maurides Rodrigues. Ele elogiou o poder público municipal pelo investimento na área da criança e do adolescente. Disse que colocaria Minaçu entre os 20 municípios que serão contemplados com veículos de sua emenda parlamentar.
O deputado assumiu compromisso ainda de intermediar junto ao governo do Estado pelas reivindicações de Minaçu. Após a reunião ele ligou ao comandante da Polícia Militar de Goiás, solicitando reforço para o efetivo militar no município.
Ele visitou a casa de passagem e aprovou a estrutura que encontrou ali, bem como o tratamento dispensado às crianças e adolescentes internados no local.
Participaram da reunião: quatro conselheiras tutelares - Maria Silva, presidente; Flora Joaquina de Siqueira, Eliene Abadia Reis e Uelenilda Rodrigues da Silva; o prefeito Maurides Rodrigues Nascimento, a primeira-dama Maria Nunes da Silva Nascimento, a vice-prefeita Líria Angela de Sene, cinco vereadores, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Nunes; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleusa Rosa da Silva.
Nos dois municípios, Carlos Antonio solicitou dos vereadores apresentação de projeto de lei criando o Dia Municipal do Conselheiro Tutelar. Sugeriu data próxima ao aniversário da cidade, servindo para os conselheiros tutelares prestarem contas do trabalho que desempenham.
Na próxima semana, Carlos Antonio dá sequência ao trabalhos de visitas técnicas a novos Conselhos Tutelares.