Ícone alego digital Ícone alego digital

Nova sede da Assembleia

28 de Novembro de 2014 às 07:25
Crédito: Y. Maeda
Nova sede da Assembleia
Deputados vistoriam obras da nova Casa Legislativa
Presidente Helio de Sousa confirma a visita do governador Marconi Perillo nesta 6ª-feira às obras da nova sede da Assembleia.

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Helio de Sousa (DEM) recebe nesta sexta-feira, 28, às 9 horas, o governador Marconi Perillo (PSDB) nas obras da nova sede do Parlamento estadual. O chefe do Executivo vai conhecer o atual estágio da construção, durante café da manhã, juntamente com os deputados da atual e da próxima Legislatura.

Esta é a terceira visita oficial de autoridades públicas às obras da nova sede da Alego durante a gestão de Helio de Sousa. O cronograma de entrega da obra está dentro do previsto, com previsão de conclusão nos próximos dois anos.

A futura sede do Legislativo está localizada na Av. Olinda, quadra G, lote 01, Park Lozandes, ao lado do Paço Municipal e do Ministério Público Federal, em Goiânia.

Nova sede

A área da futura sede do Poder Legislativo goiano foi conseguida junto à Prefeitura de Goiânia na gestão de Sebastião Tejota, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; passou pela gestão de Célio Silveira, eleito deputado federal; e teve o lançamento da pedra fundamental na gestão de Samuel Almeida, em 2005.

A obra foi paralisada em 2006 e retomada somente em 2012, na gestão de Jardel Sebba, tendo significativo avanço na gestão de Helder Valin. O presidente Helio de Sousa  garante que empreenderá todos os esforços para que as ações com vistas à conclusão da nova sede da Assembleia avancem mais ainda.

A mudança da sede da Assembleia da Alameda dos Buritis para o Parque Lozandes resulta do fato de o Palácio Alfredo Nasser estar em área de preservação ambiental. O novo local possui uma logística privilegiada, com vias de acesso mais amplas e estacionamento para aproximadamente mil veículos.

A nova sede do Poder Legislativo terá 44 mil m² de área construída dentro de um terreno de 40 mil m².  Atualmente mais de 100 operários trabalham na obra, cuja fundação está totalmente concluída e a estrutura geral perfaz 25% do previsto no projeto arquitetônico. São três blocos ao todo, divididos em área administrativa, plenário e parlamentar, com auditório externo. A estimativa de custo do prédio varia entre R$ 85 milhões a R$ 95 milhões.

O futuro Palácio Alfredo Nasser (Casa do Povo) terá quatro pavimentos, sendo dois subterrâneos. Possui 971 vagas de estacionamento, sendo seis para ônibus, seis escadas internas, quatro elevadores panorâmicos e dois elevadores de cargas.

O novo prédio será ecologicamente responsável, por meio de um projeto sustentável, com reaproveitamento de água das chuvas e de uso interno. Foi realizado um amplo estudo de acessibilidade, permitindo a locomoção de qualquer cidadão portador de necessidades especiais dentro do prédio.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.