Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Intercâmaras que acontece em Goianésia já tem programação definida

06 de Maio de 2015 às 12:23

A Assembleia Legislativa de Goiás, através da Secretaria de Assuntos Institucionais, retoma, a partir do dia 22 de maio, na cidade de Goianésia, o Programa de Integração, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Poder Legislativo (Intercâmaras) e que terá  como tema a Reforma Política.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helio de Sousa (DEM) estará presente na abertura do evento e disse que autorizou a retomada do Programa Intercâmaras, em razão da importância da iniciativa para o fortalecimento do Poder Legislativo, sobretudo em nível municipal. “Trata-se de um programa de suma importância, porque leva conhecimentos ao vereador, para que possa desempenhar melhor seu papel constitucional. E o principal beneficiado com isso é o município”.

Esta será a 26ª Edição do Encontro Intercâmaras, que tem objetivo de levar conhecimentos legislativos e outros benefícios com vistas ao fortalecimento das Câmaras Municipais no Estado de Goiás. O programa  atua escolhendo uma cidade-sede que recebe o evento e mobiliza as Câmaras Municipais de sua microrregião. Ali, são proferidas palestras relacionadas a temas de interesse dos legisladores, com o objetivo de promover a integração entre os parlamentares e outras lideranças locais, por meio de projetos educativos, técnicos e científicos, que incluem seminários, palestras, cursos e debates.

Os assuntos ali abordados são, a saber: processo eleitoral, controle externo, processo legislativo, lei de responsabilidade fiscal, regimento interno e proposições legislativas. Outro objetivo do programa é promover a disponibilização de portais para as Câmaras Municipais, com o intuito de democratizar o acesso a informações relacionadas aos Legislativos goianos.

Diretor de Assuntos Institucionais, Frederico Nascimento, que é o  coordenador do evento ressaltou que uma das principais metas do Programa Intercâmaras é informar aos vereadores e assessores acerca das mudanças que ocorrerão nos Regimentos Internos das Câmaras Municipais, além de demonstrar de que maneira deverão ser utilizados os Requerimentos, as Resoluções, as Propostas de Emenda à Lei Orgânica, a Lei Complementar e a Lei Ordinária, os Decretos Legislativos, as Moções e as Emendas Parlamentares.

Atualmente, 190 Legislativos municipais dispõem de sites próprios, e já os utilizaram para encaminhar prestação de contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), além de divulgar os trabalhos legislativos.

Programação

7h30 – Credenciamento / Novas inscrições / Café da manhã 

8h – Abertura do evento

9h – Palestra 1 – A reforma política

Palestrante: Deputado Federal Marcelo Castro (PMDB) – Relator da Comissão Especial para Reforma Política

10h30 – Debatedores:

Thiago Peixoto - Deputado Federal – Secretário de Gestão e Planejamento-GO

Daniel Vilela – Deputado Federal (PMDB-GO)

Vilmar Rocha – Secretário das Cidades/GO

 12h – Abertura para questionamentos dos participantes

 13h – Encerramento/Almoço

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.