CPI visita MP
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 7, com o procurador-geral Lauro Machado Nogueira, na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Participaram do encontro o presidente da Comissão, deputado Carlos Antonio (SD), a relatora, a deputada Isaura Lemos (PC do B), além do corregedor-geral do órgão, Abraão Júnior Miranda Coelho.
O objetivo da visita foi para informar, oficialmente, o procurador-geral da existência da Comissão e pedir que o Ministério Público colabore com o repasse de informações que vão contribuir para o trabalho em andamento.
De acordo com o presidente Carlos Antonio, o encontro serviu como aproximação e respeito à instituição. “Esperamos que o Ministério Público possa de fato colaborar com a nossa CPI. Sabemos que nos municípios o órgão tem um papel importante. E por esta razão, os dados dos inquéritos possam ser repassados à Comissão e que haja uma colaboração direta dos promotores envolvidos. Queremos saber o número real de casos que estão abertos no Estado. A CPI estará em todas as regiões do Estado fazendo levantamentos e queremos cruzar esses dados com o Ministério Público, a Polícia Civil e o Judiciário”, disse.
O procurador-geral se dispôs ao pronto atendimento das solicitações da Comissão. “Nós expusemos aos deputados que o Ministério Público é parceiro da CPI, no diagnóstico desta questão do abuso sexual de crianças e adolescentes no Estado. É uma luta nossa antiga, e vamos colaborar no que for necessário. Nós sabemos que o relatório final da CPI será encaminhado ao Ministério Público, mas esperamos que esta iniciativa da Assembleia Legislativa movimente os demais Poderes. E que as conclusões deste trabalho sirvam para trazer os fatos à tona e oriente de políticas públicas para conter o problema”, comentou.
Segundo a relatora Isaura Lemos, os promotores atuaram nas comarcas recebendo denúncias e podem enriquecer o trabalho da CPI, apresentando sugestões de medidas e de como lidar com as famílias que lidam com o problema do abuso sexual de menores.
Anápolis
Na segunda-feira, dia 10, a reunião ordinária da CPI será convertida em audiência pública, que terá lugar na cidade de Anápolis, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal. No dia seguinte, a CPI reúne-se com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Leobino Valente Chaves, na sede daquela corte.