Setembro Amarelo
Conscientizar a população a respeito do problema já tratado como saúde pública que mata um brasileiro a cada 45 minutos, esse é o objetivo da ação na Assembleia Legislativa em prol do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado nesta quinta-feira 10.
Uma equipe da Seção de Serviço Social da Casa esteve, durante todo o dia, estrategicamente posicionada nas entradas da Assembleia recebendo todos que adentraram o espaço nesta quinta-feira 10, entregando os laços amarelos além de material explicativo sobre o tema. No período vespertino, as servidoras da Casa abordaram os parlamentares que vieram para a sessão plenária e reunião das comissões, propagando a iniciativa.
O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.
A doença mata uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Esta é a primeira vez que a Assembleia se insere nas atividades do Setembro Amarelo e tem o apoio e parceria com o CVV. A iniciativa é da Seção de Recursos Humanos, Diretoria Geral, Mesa Diretora e Serviço Social.
Durante a sessão ordinária à tarde, o presidente Helio de Sousa agradeceu os servidores que trabalharam durante todo o dia na campanha de prevenção ao suicídio, distribuindo laços amarelos e folhetos explicativos sobre a doença.
O líder do Governo, deputado José Vitti (PSDB), elogiou a iniciativa e disse que o tema é muito importante, até porque é questão de saúde pública. "Eu vejo que a Assembleia, através do seu presidente, deputado Helio de Sousa, tem promovido ações muito positivas e isso deve ser reconhecido e divulgado”, justificou Vitti.
CVV
O Centro de Valorização da Vida de Goiânia promove no dia 13 de setembro, a partir das 8h30, uma caminhada no Parque Areião com o objetivo de divulgar o CVV e o trabalho realizado pelos voluntários.
Em Goiânia o CVV existe há mais de 35 anos e é mantido pela VIDA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA, associação filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal pela Lei n.º 5.676 de 02/07/80 e pela Lei estadual n.º 9058 de 21/09/81. O Posto CVV de Goiânia possui 40 (quarenta) voluntários que atendem às 24 horas do dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.