Frente Pró-Criança e Adolescente tem reunião em Brasília
O deputado Carlos Antonio (SD), presidente da Comissão da Criança e Adolescente, estará presente em Brasília, para a primeira convenção da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente no ano de 2015. O evento acontece nesta quinta-feira, 17, às 9 horas, na Sala de Reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
O deputado Carlos Antonio foi o primeiro presidente dessa Frente, hoje presidida pela deputada Márcia Maria (PSB-RN). A reunião tem o objetivo de retomar as atividades da Frente Parlamentar, a qual propõe oportunizar o compartilhamento de ações desenvolvidas em cada Estado pela promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e discutir os avanços alcançados e as dificuldades que devem ser vencidas. Para o encontro também está prevista a definição de uma agenda de atividades e mobilizações a serem desenvolvidas na atual Legislatura. Estão convidados para esse encontro deputados estaduais de todo o Brasil.
A presidente da Frente, deputada Márcia Maia destacou ainda a importância dos conselheiros tutelares que, segundo ela, têm papel fundamental na defesa dos direitos da criança e dos adolescentes e lembrou que o processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, que se dá por meio de votação popular, ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo de outubro deste ano, em 4 de outubro de 2015.
A Frente Pró-Criança e Adolescente foi criada em junho de 2011, durante o Primeiro Encontro de presidentes de Comissões Legislativas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos deste grupo realizado em Goiânia. Na ocasião, foi escrita a “Carta de Goiânia”, cujo intuito era o de estabelecer relações e fortalecer as ações dos deputados estaduais e de suas comissões.
Após a reunião em Brasília, o deputado Carlos Antonio se dirige a cidade de Formosa, onde promove reunião da CPI que investiga casos de abusos contra menores, exploração do trabalho infantil e adoções irregulares no Estado, com participação de representantes da região Nordeste.