Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto visa impedir o corte de energia e água em final de semana e véspera de feriado

21 de Setembro de 2015 às 11:22

De autoria do deputado Lissauer Vieira (PSD), tramita na Assembleia Legislativa, projeto de lei n° 3142/15, que institui a proibição de suspender o fornecimento de energia elétrica e água por inadimplência do consumidor, sem prévia comunicação ao usuário e nos dias que antecedem os sábados, domingos e feriados.

O consumidor terá o prazo de quinze dias após estar ciente da inadimplência para o pagamento da tarifa, onde transcorrido o prazo será efetivado a suspensão dos serviços. O consumidor que efetuar o pedido de religação até às 12 horas e estando o débito efetivamente quitado, deverá ter o fornecimento normalizado no mesmo dia.

O projeto que ora se apresenta, visa resguardar o direito dos serviços ao fiel consumidor que por uma eventualidade esqueceu ou falhou no pagamento desses serviços essenciais e de natureza contínua. Ressaltando que quando houver plantões para o religamento dos serviços, os cortes poderão ocorrer às vésperas dos sábados e feriados não ocasionando assim prejuízo nem à empresa fornecedora dos serviços, nem ao cidadão usuário desses serviços públicos.

Lissauer ressalta, que é dever constitucional garantir o suprimento básico aos cidadãos conforme a consecução do direito fundamental a qualidade de vida, assegurada pela Constituição Federal em especial Código de Defesa do Consumidor.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.