Ícone alego digital Ícone alego digital

Curso de administração de finanças pessoais reuniu 122 servidores

21 de Setembro de 2015 às 18:24

A Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria Financeira da Assembleia Legislativa, promoveu, nesta segunda-feira, 21, curso de administração de finanças pessoais destinado aos servidores da Casa. A palestra foi ministrada em dois turnos e reuniu 122 funcionários, 65 pela manhã e 57 no período da tarde. O encontro teve lugar no Auditório Solon Amaral.

O workshop, cujo intuito foi o de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, foi conferenciado pelo diretor financeiro da Alego, San Thiago Garcia de Araújo. Para tanto, os temas abordados no curso foram os seguintes: economia e orçamentos domésticos; planejamento de compras; bases para negociação; poupança e investimento; e os cuidados com empréstimos.

Durante a explanação, o público pôde conferir dicas de como se comportar no gerenciamento financeiro doméstico e pessoal. Conforme San Thiago, o mau comportamento adotado ao longo da vida faz com que, muitas vezes, as pessoas não coloquem na prática as receitas e despesas dos gastos do dia a dia.

Para ele, diante do anseio por uma vida financeira mais organizada, a primeira iniciativa deve ser a conscientização real de suas necessidades e mudanças dos hábitos pessoais. Em outras palavras, San Thiago afirma que a palavra de ordem é “planejamento”, este que, em sua perspectiva, pode ser começado por meio de uma planilha, por ele considerada “o primeiro passo prático para essa organização”.

O assessor parlamentar Paulo Zugaib fez uma avaliação positiva do curso e disse concordar com as sugestões apresentadas. Para ele, uma vida financeira sem planejamento financeiro adequado pode interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas. “Acredito que se fizermos anotação das pequenas coisas do dia a dia, como o gasto com o cafezinho, no fim do mês estaremos prevenindo pagamento de juros e, até mesmo, a questão de empréstimos”, opinou.

Já a servidora Mayra Experidião ressaltou que o worksohp contribuiu bastante na conscientização que passará a ter com as suas finanças. “Em primeiro lugar, vejo que é necessário cortar o supérfluo, não ficar utilizando o cheque especial, pagar a fatura total do cartão de crédito em dia, dentre outras coisas,” disse. Outra medida que segundo ela passará a adotar em seu cotidiano é a utilização de uma planilha para controle dos seus gatos.

O chefe da seção administrativa da Escola do legislativo, Hernesto Pimentel, disse que no final da palestra o público respondeu a um questionário contendo perguntas objetivas com a finalidade de avaliar o evento em aspectos gerais. A pesquisa também permitia que os mesmos fizessem sugestões e apresentassem críticas. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.