Ícone alego digital Ícone alego digital

Assistência Social

22 de Setembro de 2015 às 17:50
Crédito: Carlos Costa
Assistência Social
Seminário
Seminário sobre 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na Assembleia, avaliou o programa implantado em 2005.

O Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, nesta terça-feira, 22, de um seminário em comemoração aos “10 Anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Com o tema “Conquistas e Desafios”. O evento, uma iniciativa conjunta do deputado Carlos Antonio (SD), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Alego, e da deputada federal Flávia Morais (PDT), superou as expectativas dos idealizadores do mesmo.

Carlos Antonio fez a abertura oficial do evento, agradecendo as presenças das autoridades que se dispuseram a ministrar palestras, bem como debater o SUAS, programa que avalia como fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Fez um agradecimento especial aos assistentes sociais e primeiras damas de vários municípios de Goiás, que contribuíram efetivamente para o êxito do evento.

Primeira a discursar no seminário, Flávia Morais, que é titular da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, também fez questão de enfatizar a importância da participação dos assistentes sociais e primeiras damas no evento. “É muito importante termos essa presença tão forte para debatermos e discutirmos os desafios e objetivos do SUAS. O Sistema vem avançando na transformação da assistência social nos municípios; e, quando a 1ª Dama atua de uma maneira sistematizada, tem trazido grandes resultados", destacou a deputada federal. Ela ressaltou as conquistas e os desafios que poderão ser enfrentados nos próximos anos.       

Em seguida, o secretário nacional de Assistência Social, José Dirceu Galão Júnior, proferiu a primeira palestra do evento. Ele frisou que o momento é de celebração pelas conquistas do SUAS nos últimos 10 anos. “Em 2005 atingíamos apenas 24,5% dos municípios brasileiros. Após 10 anos ampliamos o serviço e estamos presentes em 99,6% dos municípios”, enfatizou. De acordo com Galão Júnior, o principal desafio da categoria é de universalizar os diversos atendimentos fornecidos pelo Sistema nos municípios de pequeno porte. O secretário ainda ressaltou a importância do crescimento dos benefícios populares fornecidos pelo Governo Federal à população carente no país.

A segunda palestra do seminário foi ministrada pelo presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Edivaldo Ramos, que também falou do tema: “Conquistas e Desafios”. Reconheceu que existem motivos realmente para serem comemorados pela categoria, “que luta há muito tempo por melhorias nas condições sociais da população”, frisou. E acrescentou: “Tivemos no processo político muitos avanços ao longo dos anos, principalmente na década de 80, no período da Constituinte, que possibilitou a inserção da Assistência Social como política pública”. Salientou que existem outras perspectivas ainda a serem trabalhadas para avançar no sistema de atendimento, bem como na conquista da efetivação plena das políticas públicas para a sociedade.

A deputada licenciada Lêda Borges (PSDB), secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), discursou após a segunda palestra. Ela frisou que o debate da promoção social é fundamental para libertar todas as pessoas das amarras sociais, e, ainda, reconhecer as limitações sociais existentes no convívio social. “Temos conseguido trabalhar em sintonia com o governo federal para diminuir as diferenças. Essa é a nossa prioridade: reduzir as dificuldades sociais existentes nas diversas regiões de Goiás. Temos avançado na assistência social e, principalmente, na assistência aos vulneráveis em nosso Estado”.

A terceira palestra foi ministrada por Denise Barra, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). Ela apresentou uma pauta de reivindicações da categoria. Falou que existem diversas demandas que ainda inviabilizam o melhor atendimento à população. “Implantação de um Centro de Educação Permanente do SUAS, capacitação dos conselheiros municipais de assistência social, cofinanciamento no Estado de Goiás para os 246 municípios, são fundamentais para o avanço e da qualificação do serviço social no Estado”, enfatizou a presidente do CEAS.

A quarta palestra foi proferida pela presidente do Conselho Regional do Serviço Social – 19ª Região, Ilma Inácio. Ela salientou que existe a preocupação de analisar e pensar no melhor desempenho da assistência social no atendimento aos necessitados. “Ainda temos muito trabalho, mas temos que qualificar e valorizar essa política social que já é feita para os carentes", sintetizou Ilma Inácio.  

A quinta palestra do evento ficou a cargo da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-GO), Maria Joaquina de Jesus. Ela frisou que os municípios são os locais onde as maiores dificuldades estão presentes, em razão da falta de recursos para viabilização do atendimento. “Precisamos trabalhar na garantia do cofinanciamento e na capacitação dos servidores, para que o serviço social possa avançar no atendimento à população. Também há a necessidade de melhoria nos salários da categoria”, afirmou Maria Joaquina.

Após as palestras, Carlos Antonio declarou aberto o momento para participação dos presentes no Seminário. Na oportunidade, os assistentes sociais apresentaram reivindicações, questionamentos e sugestões para a melhoria das condições de trabalho da categoria no Estado de Goiás.

Antes de declarar encerrado o seminário, Carlos Antonio e Flavia Morais fizeram questão de agradecerem mais uma vez a participação dos assistentes sociais, bem como ressaltaram a importância da categoria na execução do trabalho assistencial.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo deputado Carlos Antonio, no exercício da presidência, juntamente com o chefe de gabinete do Governo do Estado, Frederico Jayme, nesta ocasião representando o governador Marconi Perillo (PSDB). Também compuseram a mesa a titular da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal, deputada Flávia Morais; a 1ª Dama do município de Cachoeira de Goiás, Suzana Gontijo; e o Secretário Nacional de Assistência Social, José Dirceu Galão Junior.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.