Frederico Jayme fala de sua trajetória política no Programa Memórias do Legislativo
O ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Frederico Jayme Filho, participou do programa Entrevista da TV Assembleia, gravação que foi integrada ao site Memórias do Legislativo e está sendo exibida atualmente pela TV Assembleia. A entrevista foi conduzida pela jornalista Luciana Martins.
Frederico Jayme, que atualmente exerce o cargo de chefe de gabinete do governador Marconi Perillo, começou sua vida política no MDB hoje PMDB, mas está agora sem partido. Durante a entrevista Frederico fez questão de contar detalhadamente seu inicio na vida política nos anos 70.
Goiano de Pirenópolis, Frederico Jayme passou sua juventude em Anápolis onde foi presidente da União dos Estudantes Secundaristas da cidade, entre 1967 e 1969. Em 1971 exerceu a presidência do Diretório Acadêmico XXIII de Maio da Faculdade de Direito de Anápolis.
Foi diretor da Fundação Educacional e Cultural de Anápolis em 1971 e secretário para Assuntos Políticos da Prefeitura Municipal de Anápolis na Adminstração de José Batista Júnior, em 1973.
Foi eleito deputado estadual pelo MDB na 9.ª Legislatura (1979-1983) e vice-líder da bancada do MDB. Reeleito para a 10.ª Legislatura (1983-1987), quando foi escolhido líder do Governo Iris Rezende. Em 1985 se licenciou para ser secretário de Estado da Segurança Pública no Governo Iris Rezende.
Voltou à Assembleia na 11.ª Legislatura (1987-1991), quando assumiu a Presidência da Casa de 1987 a 1989. Renunciou ao mandato em 30 de março de 1989 para assumir cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Em 1992 foi eleito presidente do TCE, onde ficou até 1996.
Na entrevista, ele afirma que fez parte de um importante momento político para o Brasil durante a ditadura militar. “Fui preso duas vezes durante a ditadura, mas na época era motivo de orgulho e luta”, conta.
Além da exibição na TV Assembleia (canal 8 da Net), a entrevista está no site do projeto Memórias do Legislativo no Portal da Assembleia.