Presidente prestigia abertura das doações de sangue na Assembleia
A unidade móvel do Hemocentro já está estacionada em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e recebendo os doadores de sangue na manhã desta quarta-feira 23. Esta é a terceira edição que o Legislativo goiano realiza a campanha. A iniciativa é da Mesa Diretora da Casa, Diretoria Geral, Secretaria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social.
Para a representante do Hemocentro, hematologista Francielle B.M. Cândido, o que a sociedade deve ter em mente é que quem vai precisar pode ser um de nós. “Dependemos da boa vontade do doador e estamos tentando a conscientização da população quanto a doação regular. O doador regular favorece um sangue de boa qualidade”, considera.
A servidora Débora de Lima declarou ser doadora há 10 anos e já deixou sua colaboração na terceira edição da campanha de doação de sangue na Assembleia. O vereador de Campinorte, Wagner Correa de Jesus (PP), está de passagem por Goiânia e em visita à Casa de Leis percebeu a movimentação e também participou. “Esta foi a primeira vez que doei. Cheguei e vi essa campanha linda e resolvi aproveitar a oportunidade”, relatou o vereador.
Para o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), a iniciativa que envolve a saúde e o social é um sucesso. “A doação é um ato gratificante, é um privilégio para a pessoa que doa poder salvar vidas através da doação. Essa campanha mostra o lado social e humanitário da Assembleia e a responsabilidade que temos com a sociedade”, evidencia Helio.
Na primeira edição foram 64 doações, na segunda 139 e, segundo ele, a expectativa para a terceira edição é que as pessoas continuem participando. “Doação é uma cultura, quanto mais gente tiver disseminando essa cultura, mais pessoas serão ajudadas”, conclui.
A unidade móvel do Hemocentro estará disponível na Assembleia até as 16 horas desta quarta-feira.
Para ser um doador é necessário preencher alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50kg; não estar em jejum; dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação; evitar alimentos gordurosos no dia da doação; não ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes da doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação. O doador deve portar documento de identificação pessoal para preenchimento da ficha cadastral.