Memórias do Legislativo mostra entrevista com o ex-deputado Luiz Bittencourt
Ex-deputado estadual por dois mandatos e federal por três mandatos, Luiz José Bittencourt (PTB) é o entrevistado do Programa Entrevista Memórias do Legislativo, que está ar pela TV Assembleia, canal 8 da NET. A entrevista é conduzida pela repórter Luciana Martins e pode ser vista também no Portal da Assembleia Legislativa.
Luiz Bittencourt, que exerceu a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no final da década de 90, é natural de Goiânia, onde se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 1978. Filho de José Luiz Bittencourt (vice-governador e deputado estadual) e Veneranda Cabral Bittencourt, casou-se com Suzana Maria Camilo de Lima Bittencourt, com quem tem cinco filhos: Lígia, Elisa, Pedro, Humberto e Luiz José Bittencourt Filho.
A vida política de Luiz foi iniciada no final da década de 80, quando exerceu a presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-GO). Já nos anos 90, Bittencourt foi candidato a deputado estadual pelo PDC (Partido Democrata Cristão), ficando na suplência até tomar posse no dia 13 de janeiro de 1993, quando fez parte da 12ª Legislatura.
Luiz foi candidato a prefeito de Goiânia pelo PDC, mas não obteve sucesso. Nas eleições para deputado no ano de 1994, ele conquistou uma cadeira na 13ª Legislatura da Alego pelo PMDB, chegando a presidência da Casa no biênio de 95/96.
Em 1996, o ex-peemedebista concorreu novamente à Prefeitura de Goiânia, sendo derrotado no segundo turno por Nion Albernaz. Em 1999, Luiz concorreu e conquistou cadeira na Câmara Federal, sendo reeleito por mais duas oportunidades.
De acordo com o ex-parlamentar, as recordações do período em que foi deputado estadual são muito gratificantes, pois conquistou espaço no cenário político e ainda proporcionou inovações na Assembleia, que permanecem até hoje.
“Nós iniciamos uma nova fase. O debate político da época tinha perdido qualidade e a estrutura física da Assembleia estava sucateada. Assim, reformamos a estrutura e ainda criamos a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, o Jornal Assembleia, e ainda fizemos parcerias com as Câmaras e com outras Assembleias”, destacou o ex-deputado estadual, agora filiado ao PTB.
O ex-presidente da Alego se alegrou ao recordar o projeto da Terça Cultural, que ainda é executado semanalmente no hall do Palácio Alfredo Nasser. “Tivemos a oportunidade de ter diversas apresentações culturais, como as Cavalhadas, as Congadas, grupos de catira e exposições de artistas goianos.”
Luiz Bittencourt relatou um fato curioso ocorrido após a implantação da TV na Casa de Leis. Havia deputados que reclamavam da não divulgação dos seus trabalhos parlamentares e que não eram publicadas suas respectivas imagens nos programas da emissora institucional.
“Eu lembrei aos colegas deputados que para aparecer na TV e no rádio tinha que gerar conteúdo das suas atividades parlamentares. A partir daí as atividades parlamentares foram efervescidas e os debates muito mais produtivos”, relatou Bittencourt.
O engenheiro civil, que ficou conhecido como “o homem que gasta sola de sapato”, aproveitou o momento para explicar sobre esse slogan quando pleiteou a Prefeitura de Goiânia.
“A estrutura do PDC era muito pequena, então a campanha tinha que ser na base do trabalho de porta em porta. Como os partidos adversários detinham muito poder financeiro, eu dizia que enquanto os outros candidatos gastavam dinheiro, eu gastava a sola do sapato”, explicou.
No encerramento da entrevista, Luiz Bittencourt afirmou que sentiu muita satisfação em toda a sua trajetória política. Mas, que apenas o desejo de ser o líder do Executivo Municipal de sua cidade natal não foi alcançado, porém ressaltou que “esse detalhe faz parte da política”.