Portadores de câncer poderão ter direito a pagamento de meia entrada em shows
A diversão e descontração são uns dos importantes processos de combate ao estresse mental, físico e psicológico ocasionados pelo câncer, defende o deputado Luis Cesar Bueno (PT). O parlamentar aponta, também, que a Organização Mundial da Saúde – OMS, estima que a incidência de câncer na população mundial em 2030 será de 27 milhões de casos e o número de mortes por esta patologia alcançará 17 milhões anualmente.
“Esse número crescente de casos e o impacto negativo dessa doença em países de baixa e média renda, com poucos recursos financeiros disponíveis, tem evidenciado esse tema como um problema de Saúde Pública Mundial. Por isso, pontuamos que o nosso projeto tem por objetivo atender a parcela mais carente da população portadora de câncer ao facilitar seu acesso ao lazer”, reforçou Luis Cesar Bueno.
O parlamentar se refere ao projeto de lei nº 3.217/15, de sua autoria, que visa assegurar aos portadores de câncer o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o estado de Goiás, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado ao público em geral.
A propositura diz ainda que o portador da doença deverá se identificar através do laudo médico e que as produtoras dos eventos deverão disponibilizar o número total de ingressos e o número disponíveis para meia entrada, além de aviso de esgotamento dos mesmos, de forma visível e clara.