CPI da Violação dos Direitos
O deputado Carlos Antonio (SD), presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, presidiu na manhã desta quarta-feira, 7, a 13ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violação de Direitos da Criança e do Adolescente. A comissão investiga casos de adoção irregular, trabalho infantil, abuso e exploração sexual de menores. O evento foi realizado no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos além do deputado Carlos Antonio, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, a deputada relatora da CPI, Isaura Lemos (PCdoB) e a procuradora da Assembleia Legislativa, Liliana Cunha Prudente. Também participou do encontro a vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).
Na pauta do encontro foram definidas as deliberações de requerimentos e apresentação de novas matérias.
A deputada Isaura Lemos destacou que o maior problema atualmente é a sub-notificação nos crimes contra os menores. Isaura falou também da atenção oferecida pela Comissão às vítimas de violência sexual e exploração sexual infantil. Para a parlamentar, a CPI tem que fazer um levantamento minucioso desses casos no sentido de inibir esses crimes.
A vice-presidente da CPI, deputada Adriana Accorsi afirmou que no Estado de Goiás ainda existem muitos registros de exploração de trabalho infantil. A petista cita casos de pessoas, que possuem poder aquisitivo, adotam irregularmente crianças indígenas para explorar o trabalho.
Em sua fala, o deputado Carlos Antonio explicou que a pauta da reunião foi cancelada devido a ausência das conselheiras tutelares Laiane Vieira Nunes e Valdirene de Assis Araújo, de Colinas do Sul, que não puderam comparecer. Nova data será marcada para as oitivas.
O próximo encontro está agendado para 14 de outubro, na próxima quarta-feira, quando se realiza a 14ª reunião extraordinária. Está previsto a participação do comandante da Polícia Militar, Coronel Sílvio Benedito, às 8h30 horas, no Auditório Solon Amaral da Casa.