Acesso à
Transparência

Memorial do Legislativo

29 de Abril de 2016 às 17:22
Crédito: Carlos Costa
Memorial do Legislativo
Entrevista com Helenês Cândido
Ex-presidente da Casa, o ex-deputado Helenês Cândido, participa de entrevista na TV Assembleia no Programa Memorial do Legislativo.

A TV Assembleia está exibindo em sua programação uma entrevista com o ex-deputado e ex-presidente da Casa, Helenês Cândido (biênio 97-98), que participou de gravação do Programa Memórias do Legislativo. Helenês, também ex-governador de Goiás, é uma das personalidades mais destacadas de Morrinhos, sua cidade natal.

Durante a entrevista, o ex-deputado relatou um pouco de sua trajetória quando entrou para a política em 1978 pela Aliança Renovadoraa Nacional (Arena), partido político criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação política ao governo civil-militar instituído no Brasil em 1964.

Helenês informou que filiou-se ao PMDB em maio de 1983, onde permaneceu até o final de sua jornada pública. Ele contou ainda que esteve à frente da direção de diversos órgãos de destaque do Estado, como Iquego, Dergo e Crisa.

“Em 97 e 98 fui presidente da Assembleia e trouxe muitas mudanças pra cá. Viajamos para Belo Horizonte e São Paulo e aderimos benfeitorias de lá. Trouxemos pra cá o painel que registra a presença dos deputados, o atendimento humanizado, o plano de cargo de salários e muitos outros avanços”, pontua.

Para assistir na íntegra a entrevista de Helenês Cândido acesse o Portal da Assembleia no ícone da TV através do canal 8 da NET. A entrevista também pode ser acessada através do Portal Memorial do Legislativo que fica no Portal da Assembleia.

Resgate histórico

O projeto Memorial do Legislativo é uma iniciativa da Assembleia em parceria com o projeto “Memória e Informação Legislativa em Goiás” desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). A execução dos trabalhos na UFG fica a cargo do Centro de Documentação, Informação e Memória da Universidade(Cdim).

O grupo de pesquisa da área de Ciência Política e Museologia objetiva desenvolver um projeto de pesquisa intitulado "Resgate da Memória e da Política: Reconstituição da Trajetória do Legislativo em Goiás e do Perfil de suas Lideranças."

As memórias dessas lideranças são de fundamental importância para a compreensão do processo histórico goiano, além de serem instrumentos valiosos como experiência partilhável e fonte de pesquisa.

Entre as metas principais estão resgatar a memória da Assembleia Legislativa de Goiás e organizar um banco de dados com depoimentos relativos à história política de Goiás centrada na história do Legislativo goiano.

Compartilhar