Brigadistas da Alego
Com treinamentos (aulas práticas) nesta terça-feira, 13, no 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM) Goiânia, no setor Central, concluiu-se a reciclagem e capacitação de um novo grupo de brigadistas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O curso de reciclagem e capacitação de novos brigadistas da Alego se encerra na tarde de hoje, com um novo grupo, que terá aulas práticas das 13h30 às 17h30. São 12 horas de curso, sendo seis teóricas e seis práticas.
Entre outras questões, foram discutidas as funções básicas dos brigadistas para desocupação de área, uma vez que a Seção Especial de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio da Diretoria Geral, está programando para o início de novembro próximo o segundo treinamento de desocupação dos Anexos II e IV do Palácio Alfredo Nasser como parte de uma nova simulação de incêndio, haja vista que esse treinamento já foi realizado em novembro de 2013.
Nos treinamentos práticos desta terça-feira, realizados sob a coordenação dos aspirantes Rodolfo e Silveira e do sargento Diony, instrutores do CBMGO, os brigadistas fizeram revisão dos procedimentos de primeiros socorros, como cobertura de ferimentos com gaze e atadura, aplicação do colar cervical, reanimação cárdio pulmonar (RCP), com 30 compressões torácicas por duas ventilações, bem como a utilização correta do desfibrilador. Também fizeram um novo treinamento de combate a incêndio, com utilização de mangueira, extintores e afins.
A saída dos brigadistas que vão fazer o treinamento no período da tarde está marcada para as 13 horas. O curso é uma realização da Seção de Serviços Especiais de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), com apoio da Mesa Diretora, Diretoria Geral e Gerência de Recursos Humanos da Alego, em parceria com o CBMGO.
“Estamos preparando e organizando nossos brigadistas, bem como novos membros da Brigada de Incêndio da Assembleia Legislativa, para uma nova simulação de incêndio, prevista para acontecer em novembro próximo, quando faremos a desocupação completa do prédio da Assembleia Legislativa”, frisou o engenheiro do trabalho, Edison Sampaio, do SESMT.
Edison afirma que a simulação de incêndio será realizada em toda a Assembleia, ao exemplo do primeiro Plano de Abandono de Área (PPA) realizado em 2013, e os brigadistas de cada anexo devem orientar os demais servidores a abandonarem o prédio. Explica ainda que a ação, além de atender a legislação (Lei Estadual 15.802/06) e à fiscalização do Ministério Público de Goiás, serve para a proteção dos servidores e dos frequentadores da Casa. “Em casos de incêndios, a evacuação da área será feita de forma ordenada, que é a principal função da brigada, impedindo que pessoas se desesperem e, assim, salvando vidas”.
Lembrou que os brigadistas já fizeram inspeção na estrutura do Palácio Alfredo Nasser, verificando principalmente os locais onde estão instalados extintores de incêndio, bem como todas as instalações elétricas da Casa.