Projeto Emancipar
Nesta sexta, sábado e segunda-feira, alunos do curso de Direito da Faculdade Sul Americana (Fasam) participam na Assembleia do projeto Emancipar, coordenado pela Secretaria de Assuntos Institucionais da Casa em parceria com a Escola do Legislativo. Os estudantes vão experimentar na prática como é o trabalho de um parlamentar desde o momento em que ele toma posse e todas as atribuições que vem a seguir.
Durante os três dias eles assumirão papel de deputados, com assessores parlamentares e assessores de imprensa, poderão participar de debates, integrar comissões e apresentar projetos de lei. “Trata-se de uma oportunidade para a Assembleia mostrar aos estudantes as funções do Poder Legislativo, pois quando a sociedade elege um deputado, lhe dá um cheque em branco para resolver seus problemas”, ressalta o diretor de Assuntos Institucionais, o ex-deputado Frederico Nascimento.
As atividades incluem a eleição da Mesa Diretora, formação de Comissões e a elaboração, apresentação e votação de um projeto de lei em Plenário. Também está haverá uma palestra sobre a Reforma Política. “Os alunos vão aprender ainda sobre a importância do trabalho do Legislativo na fiscalização das ações do poder Executivo”, explica Frederico.
O evento dá sequência ao Programa Politizar, realizado em 2013, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com o Poder Legislativo goiano. “A idEia é, a partir do próximo ano ampliar o projeto, com a participação de mais faculdades. A UFG não participa este anos por causa da greve, mas está confirmada para a próxima edição”, comenta Frederico.
De acordo com o diretor, o projeto foi viabilizado por causa do empenho do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM) em realizÁ-lo. Por sinal, ele participou pessoalmente da solenidade de abertura do evento, nesta terça-feira, 13, no Auditório da Fasam, com a participação de diretores e professores da Fasam, além de alunos dos cursos de Direito, Comunicação Social e Administração..
Helio de Sousa disse que não existe poder mais importante que o outro, mas salientou que o Legislativo determina as regras da Democracia e da República. “É o Poder mais aberto, o mais próximo da população. Por ser aberto, é o mais questionado e vocês terão oportunidade de conhecer a fundo esse poder, por isso esse Projeto Emancipar é tão importante”, destacou.
A programação:
Sexta-feira - 16/10
08:00 - Posse, Eleição, Formação de Comissões
14:30 - Palestra - Reforma Política - Professor: Robinson de Sá Almeida;
Sábado - 17/10
08:00 - Apresentação de projetos de lei em plenário e Comissões.
Segunda-feira - 19/10
08:00 - Votação do Plenário
14:30 - Encerramento e entrega de certificados.