Araújo Jorge
Davi, qual destes brinquedos você quer ganhar? “Pode ser o avião.” Mas eu não estou vendo avião. “Então pode ser o helicóptero. Eu amo helicóptero!” Esta foi a escolha do pequeno Davi, de cinco anos. Ele é paciente do Hospital Araújo Jorge, onde, há sete meses, realiza um tratamento contra um tumor que se desenvolve de uma massa de células nervosas, o ganglioneuroblastoma. Sua ocorrência é rara, atingindo menos de cinco em um milhão de crianças a cada ano.
Muitos brinquedos, abraços e beijinhos para uma festa onde a alegria visitava o lugar certo. As pessoas certas. Em comemoração ao “Dia das Crianças”, que é celebrado no dia 12 de outubro, a Assembleia Legislativa realizou uma campanha que arrecadou do seu quadro de funcionários, mais de 150 brinquedos para serem doados às crianças do Hospital Araújo Jorge. A ação foi feita pela Mesa Diretora, Divisão de Saúde, Secretaria de Recursos Humanos, Diretoria Geral e Seção de Atividades Culturais, em parceria com a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG).
A confraternização teve lugar no auditório da unidade hospitalar no início da tarde desta quinta-feira, 15, e comemorou, também, os 20 anos de parceria entre o Parlamento goiano e o hospital. Para a ocasião, estiveram presentes pacientes, acompanhantes, corpo médico, funcionários da unidade, voluntários, apoiadores, servidores da Alego e diversas autoridades.
Representando a Assembleia, o presidente, deputado Helio de Sousa (DEM), destacou a importância de ocasiões como esta para contribuir no enfrentamento da doença, por parte das crianças e de seus familiares. “Cada um dando um pouco, se consegue muito. Com certeza vamos conseguir abrandar as dificuldades que essas crianças têm passado. Quando a criança está feliz ela tem mais chance de ser curada. Este é o objetivo desta festa. Entendo que é um momento de muita introspecção, de reflexão e de muita alegria para todos”, disse.
O deputado Francisco Jr (PSD) também ressaltou a importância do momento e disse que o envolvimento da sociedade com a situação é uma potente ferramenta para que essas crianças possam ter uma vida melhor. “Não é o brinquedo em si que vai fazer a diferença. Mas o momento. O envolvimento. É a compreensão do que as famílias e as crianças passam". Para o deputado, iniciativas como esta são valorosas também pelo fato de trazerem para as crianças experiências felizes.