Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia realiza Projeto Emancipar em parceria com a Fasam

16 de Outubro de 2015 às 09:05

O Projeto Emancipar, uma parceria executada entre a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Faculdade Sul-Americana (Fasam), está sendo realizado, nesse instante, no Plenário Getulino Artiaga da Casa.

De acordo com o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Frederico Fonseca Nascimento, hoje serão empossados os 41 deputados/estudantes e, em seguida, será feita a eleição dos membros da Mesa Diretora, bem como serão escolhidos os membros das Comissões Técnicas.

Segundo ele, foram inscritas duas chapas de deputados/estudantes para a eleição da Mesa Diretora. “Esse projeto é de suma importância para o futuro profissional desses estudantes, haja vista que vão aprender a desempenhar na prática o papel constitucional de um parlamentar, que, basicamente, se resume em criação de leis, fiscalização do Executivo e apresentação de emendas ao Orçamento do Estado com vistas a levar desenvolvimento para os municípios de suas representações”, frisou.

O Projeto Emancipar é semelhante ao Projeto Politizar, que foi um dos destaques das atividades do Poder Legislativo durante o exercício de 2013.  Na avaliação do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), trata-se de uma iniciativa salutar para os estudantes, que têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia do Parlamento.

O Projeto Politizar foi desenvolvido no período de 31 de outubro a 3 de novembro de 2913. A iniciativa permitiu aos estudantes universitários, de diversos cursos de graduação, simular o cotidiano e a prática das atividades parlamentares dentro da estrutura da Casa de Leis goiana. O evento foi realizado simultaneamente com as universidades federais em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Palmas (TO).

Ao exemplo do Politizar, o Emancipar é um projeto de simulação das atividades parlamentares que vincula o tripé: ensino, pesquisa e formação política. Sua função principal é prover à comunidade geral, em especial os estudantes universitários interessados no processo legislativo, o conhecimento e a vivência das atividades políticas, incrementando a comunicação entre o Estado e a sociedade civil e proporcionando uma experiência única da prática do processo político estadual e nacional, tendo como foco o conhecimento das práticas políticas dentro do Legislativo Estadual.

O objetivo do Projeto é fornecer aporte prático e teórico para a formação e o desenvolvimento da cidadania da comunidade que participa destas iniciativas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.