Projeto Emancipar é reaberto no Auditório Solon Amaral
As atividades do Projeto Emancipar acabam de ser retomadas na tarde desta sexta-feira, 16. Neste instante, os estudantes de Direito acompanham a primeira palestra da tarde que tem como tema a Reforma Política, ministrada pelo professor Robinson de Sá Almeida, que compõe a mesa diretiva.
Robinson de Sá Almeida é professor de Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Ciência Política e mestre em sociologia, ambos pela Universidade Brasília. O outro debatedor convidado é Danúbio Cardoso Remy, mestre em Ciência do Direito pela Universidade de Lisboa e Graduado pela Universidade Federal de Goiás.
Esta manhã foi realizada a posse dos 32 estudantes-deputados e eleição da Mesa Diretora da Casa.
Trata-se de uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com vistas a oferecer aos alunos de Direito, Administração e Comunicação Social da Faculdade Sul-Americana (Fasam) a oportunidade de experimentar, na prática, como é o trabalho de um parlamentar, desde o momento em que toma posse e todas as atribuições que vem a seguir.
A eleição dos membros das Comissões Técnicas, que também estava prevista para esta manhã, deverá acontecer depois da palestra.
Três dias de atividades parlamentares
O Projeto Emancipar tem sequência no sábado, às 8 horas, com apresentação de projetos de lei em Plenário e trabalho nas Comissões. O encerramento está previsto para segunda-feira, com votação em Plenário, pela manhã, e entrega de certificados à tarde.
Durante os três dias do Projeto Emancipar, os estudantes assumirão papel de deputados, com o apoio de assessores parlamentares e assessores de imprensa. Poderão participar de debates, integrar Comissões e apresentar projetos de lei.
“Trata-se de uma oportunidade para a Assembleia mostrar aos estudantes as funções do Poder Legislativo, pois quando a sociedade elege um deputado, lhe dá um cheque em branco para resolver seus problemas”, ressalta o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, ex-deputado Frederico Nascimento, que coordena a iniciativa. “Os alunos vão aprender ainda sobre a importância do trabalho do Legislativo na fiscalização das ações do Poder Executivo.”
O evento segue o modelo do Programa Politizar, realizado em 2013, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com o Poder Legislativo goiano. “A ideia é, a partir do próximo ano, ampliar o projeto, com a participação de mais faculdades. A UFG não participa este ano por causa da greve, mas está confirmada para a próxima edição”, informa Frederico.
De acordo com o diretor, o projeto foi viabilizado por causa do empenho do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), em realizá-lo. Ele participou pessoalmente da solenidade de abertura do evento, na terça-feira, 13, no Auditório da Faculdade Sul-Americana, com a participação de diretores e professores da instituição, além de alunos dos cursos de Direito, Comunicação Social e Administração.
Helio de Sousa disse que não existe poder mais importante que o outro, mas salientou que o Legislativo determina as regras da Democracia e da República. “É o Poder mais aberto, o mais próximo da população. Por ser aberto, é o mais questionado. E vocês terão oportunidade de conhecer a fundo esse poder, por isso esse Projeto Emancipar é tão importante”, destacou.
Prática e teoria
Coordenadora do Projeto Emancipar junto a Fasam, a professora de Processo Civil, Natália Canedo, fez avaliação positiva do início das atividades do mesmo. "Quando fica só na teoria os alunos não conhecem bem o que acontece. Nas aulas estudamos como se faz um projeto, estudamos os processos legislativos, mas a prática é fundamental e agora chegou a hora", disse entusiasmada com os três dias de experiência que os alunos terão.
O estudante/deputado Antônio Delson de Moura assumiu a presidência da Assembleia e comandou a sessão de posse dos demais alunos/deputados do Projeto Emancipar.
Tomaram posse:
- ANA EDUARDA GOES (PSDB)
- ANTONIO DELSON DE MOURA – DELSON (PMDB) - PRESIDENTE
- BRUNA GABRIELE SILVA PIRES (PSDB)
- CARLOS ALBERTO REIS B. SANTOS (PSB)
- CLÁUDIA FRANÇA FERREIRA GALVÃO – CLÁUDIA FRANÇA (DEM)
- DANIELI ESCOBAR ALENCAR – DANIELI ESCOBAR (DEM)
- DJALMA AMARAL S. ROCHA (PMDB)
- ELISANDRA FRANCISCA RAMALHO – ELISANDRA RAMALHO (DEM)
- ELIZAMA GOMES DE LIMA – ELIZAMA (PSDB)
- FABÍOLA OLIVEIRA BARROS (DEM)
- GLAYCE DE SOUZA ALMEIDA – GLAYCE ALMEIDA (DEM)
- GUSTAVO AURÉLIO TEIXEIRA MELO - GUSTAVO AURÉLIO (DEM)
- GUSTAVO FREDERICO LEMES SANTANA (DEM)
- JOÃO VITOR BERNARDO (PSDB)
- KAROLYNE BRITO DE CARVALHO (PSDB)
- 16. LEONARDO RIBEIRO AMORIM – LEONARDO AMORIM (PT)
- MARIA BARBOSA RAMOS – MARIA BARBOSA (PRB)
- MARIA DO CARMO M. C. MAGALHÃES – CARMINHA (PMDB)
- MARLÚCIA J. SOUZA (PMDB)
- MATHEUS HENRIQUE SARAIVA NOGUEIRA (PSDB)
- POLYANA ALVES DE ALMEIDA – POLYANA ALMEIDA (DEM)
- RAMON CARLOS FERNANDES PEREIRA (PSDB)
- RANVER YURI MENDONÇA COSTA – RANVER YURI (PSDB)
- RAYARA PEREIRA DUARTE (PSDB)
- RODRIGO CIPRIANO MACHADO (PMDB)
- ROSENILDA AMARAL RAMOS (PMDB)
- SANDRA MAYSA NOVAES (PMDB)
- SAPRYTTI BISPO VIVAS (PMDB)
- TAMIRIS DOS SANTOS RODRIGUES (PSDB)
- THAYNARA MARIA MARTINS DE FREITAS – THAYNARA MARTINS (PMDB)
- VIVIAN DA SILVA JUSTINO (PT)
- WENDER RONIE DE BRITO (DEM)
Eleição da Mesa Diretora
Após a apresentação de duas chapas, que concorreram aos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que conduzirá os trabalhos da Casa Legislativa durante a 1ª Legislatura do Projeto Emancipar, foi eleita a chapa 2 composta por:
Presidente: Deputada Glayce Almeida (DEM)
1º Vice-presidente: Gustavo Aurélio (DEM)
2º Vice-presidente: Wender Ronie (DEM)
Secretários:
1º Deputada Fabiola Barros (DEM)
2º Deputada Elisandra Ramalho (DEM)
3º Deputada Poliana de Almeida (DEM)
4º Daniela Escobar (DEM)
A programação:
Sexta-feira - 16/10
14h30 - Palestra - Reforma Política - Professor: Robinson de Sá Almeida;
Sábado - 17/10
8h - Apresentação de projetos de lei em plenário e Comissões.
Segunda-feira - 19/10
8h - Votação do Plenário
14h30 - Encerramento e entrega de certificados.