Estudantes universitários vivenciam a experiência de ser deputados por 3 dias
Terminou nesta segunda-feira, 19, a primeira edição do Projeto Emancipar, realizado pela Assembleia Legislativa, em parceria com a Faculdade Sul-Americana (Fasam). Nos dias 16, 17 e 19, alunos dos cursos de Direito, Administração e Comunicação Social daquela instituição vivenciaram a experiência de ser deputados, elegendo Mesa Diretora, elaborando e votando projetos de lei.
O projeto é de grande importância para aproximar a comunidade do Legislativo. Ao discursar na solenidade de abertura do Projeto, o residente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), resssaltou que o Emancipar permitiria que os estudantes da Fasam exercessem o papel simbólicos de deputados e servidores da Assembleia.
Os 34 acadêmicos-deputados tomaram posse em sessão plenária de acordo com o Regimento Interno da Casa, elegeram a Mesa Diretora, formaram a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), apresentaram projetos e vivenciaram atividades cotidianas dos representantes do Poder Legislativo goiano.
Para a estudante-presidente Glayce Almeida (DEM), tem sido dias de experiência única. Ela disse que conhecer de perto o parlamento goiano leva a criticar menos e saber de fato o que acontece. Glayce revelou que a oportunidade abriu novos horizontes e deu uma visão mais amadurecida para os alunos. “O parlamentar tem um papel muito importante, é uma carga de responsabilidade muito grande.”
Em continuidade aos trabalhos iniciados na sexta-feira, 16, os estudantes-deputados realizaram sessão ordinária para apresentação de projetos na manhã desta segunda-feira, 19. Não havendo expediente, a sessão foi suspensa e convocada reunião da CCJ onde os acadêmicos-parlamentares deliberaram projetos.
Na Comissão foram votados os pareceres dos deputados e as matérias aprovadas seguiram para votações em plenário. Os alunos-deputados membros da CCJ aprovaram os seguintes projetos:
Processo nº 02/2015 – Declara que será sujeito a multa, todo cidadão que não plantar 10 árvores por ano, como o objetivo de preservação da natureza, produção de chuvas e clima fresco. De autoria do deputado Ramon Carlos Fernandes (PSDB).
Processo nº 05/15 – Dispõe sobre a aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nos logradouros públicos fora dos equipamentos destinados para este fim. De autoria da deputada Vivian Justino (PT).
Processo nº 07/2015 – Versa sobre a análise do sistema carcerário e recuperação do preso ao convívio social e outras medidas de reestruturação do sistema prisional. De autoria do deputado Djalma Amaral (PMDB).
Processo nº 08/2015 – Cria o “Projeto Conscientizar”. De autoria da deputada Cláudia França (DEM) e do deputado Matheus Henrique (PMDB).
Processo nº 09/2015 – Institui a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais. De autoria da deputada Marilene Alves (DEM).
Processo nº 10/2015 – Dispõe sobre a amamentação de recém-nascidos. De autoria da deputada Elizama Gomes (PSDB).
Processo nº 11/2015 - Institui a criação de hospitais veterinários gratuitos. De autoria da deputada Regina Lúcia Evangelista (DEM).
Às 14h30 os alunos da Fasam oficializam o encerramento da primeira edição do Projeto Emancipar e recebem certificados da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa de Goiás.
O projeto foi realizado nos moldes do Programa Politizar, executado em 2013 entre a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal de Goiás (UFG).