Audiência pública debate, em instantes, enfermidades genéticas e hereditárias
Conscientizar as pessoas sobre enfermidades genéticas e hereditárias é um dos objetivos da audiência pública que será realizada nesta terça-feira, 20, às 9 horas, no Auditório Costa Lima. A iniciativa é da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que apresentou Projeto de Lei para a Implantação do Programa de Assistência Integral Às Pessoas Portadoras de Hemoglobinopatia “S” ou Doença Falciforme.
A doença falciforme é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo, que pode vir a gerar anemia que não se corrige nem com alimentação nem com ferro. Os portadores desta doença sofrem crises de anemia dolorosas, variando de gravidade e de tipo conforme a faixa etária.
O presidente da Associação dos Portadores de Doença Falciforme de Goiás, Rui Lopes, e o presidente da Associação dos Portadores de Doença Falciforme do Distrito Federal, Elvis Silva Magalhães, participarão da audiência pública requerendo a notoriedade que a doença necessita, de ser conhecida para ser devidamente prevenida, diagnosticada e tratada.
A mesa contará, ainda, com as presenças de Rosana Santana, representante do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Goiás (Sindaseg) e vice-diretora de Mobilização e Divulgação; Eliane Santos, coordenadora estadual de Triagem Neonatal (SPAIS/SES); Álvaro Agundare, técnico do Ministério da Saúde; entre outros.