Delegada Adriana Accorsi fala da importância da conscientização sobre anemia falciforme
A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente dessa terça-feira, 20, para falar da doença anemia falciforme, que gera problemas de mobilidade, muita dor e até mesmo morte para os acometidos. “Acompanhamos por cinco meses o caso de uma adolescente, que por desconhecimento dos médicos sobre a doença, acabou falecendo sem o tratamento adequado”, apontou.
A parlamentar apontou ainda que apresentou dois projetos importantes sobre essa doença, pedindo o apoio dos colegas para aprová-los. “O primeiro é sobre a criação da Semana de Conscientização da Anemia Falciforme, para esclarecer às famílias, os profissionais da Educação e da Saúde, sobre as causas da doença, seus efeitos e como proceder o tratamento. Essa semana será comemorada dos dias 17 a 23 de junho, a partir do ano que vem”, informou.
Adriana Accorsi falou ainda do outro projeto de lei apresentado por ela, que já foi rejeitado pelo Plenário e que foi reapresentado, e de acordo com a deputada é o mais importante. “Esse projeto traz para Goiás a Política de Atenção Integral para Pessoas com Anemia Falciforme, garantindo tratamento, exames e cuidados especiais às vítimas. Peço aos colegas parlamentares que votem a favor desses dois projetos”, concluiu a deputada.