Fórum do Setor Energético
Durante votação de matérias na sessão ordinária dessa quarta-feira, 21, o deputado Simeyzon Silveira (PSC) discutiu o Projeto de Lei de nº 2098/15, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT). O projeto prevê que o Governo instale painéis de captação de energia solar nos projetos arquitetônicos dos órgãos públicos do Estado.
Na oportunidade, Simeyzon lembrou que a Assembleia Legislativa sediará, no dia 13 de novembro, o 1° Fórum de Discussão Permanente do Setor Energético em Goiás.
O objetivo do fórum é discutir a questão energética visando a sua forma sustentável e como um investimento viável para o Estado e a população, já que o setor se encontra em crise e necessita ser debatido. As reuniões também darão base para que as demandas do setor sejam analisadas.
Segundo Simeyzon, essa medida dará voz à sociedade, pois os relatórios emitidos manifestarão o anseio de todas as classes de uma forma mais democrática.
Na tribuna, o parlamentar defendeu que o Brasil busque, com urgência, por novas matrizes energéticas rentáveis. “Os países europeus estão extremamente à nossa frente. Temos um potencial bem maior e não estamos usufruindo”, disse.
Ele também informou que a primeira usina de energia fotovoltaica instalada em Goiás está em andamento e que deverá começar a operar no ano de 2017. A proposta desta indústria é transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica. “Precisamos avançar nessas discussões e na geração das políticas públicas para viabilizar a vinda desse empreendimento para Goiás”, enfatizou.
O deputado também lembrou que existem, no Estado, outras fontes com grande potencial de geração de energia, como é o caso da biomassa que, por exemplo, pode sair de usinas de cana-de-açúcar. Outra fonte bastante viável, segundo Simeyzon, seria o lixo.
Comissão de Minas e Energia
Durante o pronunciamento de Simeyzon, o deputado Adib Elias (PMDB), que preside na Assembleia Legislativa a Comissão de Minas e Energia, pediu um aparte para comunicar que nesta quinta-feira, 22, entrará com uma licença da sua presidência, pelo período de seis meses. Quem assume, portanto, é o segundo vice-presidente, deputado Simeyzon Silveira.
Adib disse que ficará "alegre e satisfeito" de passar a presidência da Comissão para o seu vice. “Queria dizer da minha alegria, da minha satisfação de ter conhecido, nesta Casa, um dos trabalhos mais exaustivos em prol do sistema mineral de energia, o qual está sendo feito pelo deputado Simeyzon Silveira”, ressaltou.
A criação do Fórum, que no Parlamento goiano foi aprovado e disposto sob a Resolução nº 1.512, de 11 de junho de 2015, é uma iniciativa de Simeyzon. O parlamentar apresentou a proposta no ano de 2014, no momento em que ele ocupava a presidência da Comissão de Minas e Energia da Casa. O Fórum foi resultado de uma audiência pública, também de sua providência, que debateu a destinação de recursos da Companhia Energética de Goiás (Celg).