Aberta em Luziânia reunião da CPI que investiga a violação de direitos da criança
Tem início nesta segunda-feira, 26, no Auditório José Rodrigues dos Reis, na Câmara Municipal de Luziânia, audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a violação de direitos da criança e adolescente. A reunião desta tarde está sendo dirigida pelo presidente da CPI, deputado Carlos Antonio (SD).
Esta Comissão tem o intuito de discutir a prevenção, assistência e combate a crimes de abuso sexual, adoção irregular de menores e exploração de trabalho infantil nos municípios goianos. Ela tem como membros titulares as deputadas Delegada Adriana Accorsi (PT), como vice-presidente; Isaura Lemos (PC do B), responsável pelo relatório; e os deputados Jean (PHS) e Lincoln Tejota (PSD).
Em face da importância dos trabalhos da CPI e para o apoio na apuração de casos que violam direitos infanto-juvenis, Carlos Antonio informa que o presente encontro contará com a apresentação de relatórios de dados estatísticos das autoridades municipais e membros dos conselhos tutelares e, ainda, discussão de medidas preventivas a estes crimes.
A audiência conta com a participação de autoridades e integrantes da rede de proteção do segmento, sendo estes, representantes de cidades que integram a região do Entorno do Distrito Federal. Serão ouvidos os conselheiros tutelares dos seguintes locais: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Para a ocasião, além da população em geral, estão presentes as seguintes autoridades: os deputados estaduais Isaura Lemos (PC do B), Valcenôr Braz (PTB), Diego Sorgatto (REDE), prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD); vice-prefeito, Francisco Edivam Viana (PT); presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Télio Rodrigues (PSDB) e o delegado titular da 5ª Delegacia Regional de Polícia, Rodrigo Mendes.
No evento, também se encontram outros oito vereadores e delegados de Polícia de três municípios goianos. Ocupam as cadeiras do auditório da Câmara Municipal um grande número de professores e diretores de escolas de cidades do Entorno.
O deputado Carlos Antonio fez questão de ressaltar que esta é a primeira audiência pública da CPI, (das oito realizadas até agora), que conta com um número tão expressivo de diretores de estabelecimentos de ensino. De acordo com ele, esta reunião também é a primeira onde um prefeito municipal está presente.