Reunião da CPI que investiga a violação de direitos da criança é encerrada em Luziânia
O deputado Carlos Antonio (SD), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a violação de direitos da criança e adolescente, encerra, neste instante, reunião da Comissão no município de Luziânia. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 26, no Auditório José Rodrigues dos Reis, na Câmara Municipal da cidade.
Na ocasião, conselheiros tutelares de sete municípios goianos que fazem parte do Entorno do Distrito Federal relataram casos de violação de direitos infanto-juvenis. Eles discorreram sobre as condições de trabalho de suas unidades e as dificuldades encontradas para o desempenho de suas atribuições no dia-a-dia.
Os conselheiros apresentaram relatórios com dados estatísticos de crimes cometidos contra este segmento. Eles também expuseram à CPI, sugestões que podem contribuir para elucidar casos de abuso sexual, adoção irregular de menores e exploração de trabalho infantil.
Delegados de Polícia também apresentaram números de registros feitos nas delegacias destas cidades e responderam a diversos questionamentos dos membros da Comissão, dos conselheiros tutelares e da população em geral.
Estiveram presentes os deputados estaduais Isaura Lemos (PC do B), Valcenôr Braz (PTB), Diego Sorgatto (Rede), prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD); vice-prefeito, Francisco Edivam Viana (PT); presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Télio Rodrigues (PSDB) e o delegado titular da 5ª Delegacia Regional de Polícia, Rodrigo Mendes.
Compareceram no evento outros oito vereadores; delegados de Polícia; representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também ocuparam as cadeiras do auditório da Câmara Municipal diversos educadores e diretores de escolas de cidades do Entorno.
Cronograma
A audiência integra o cronograma da CPI, que está realizando audiências regionais para investigar casos de adoção irregular, exploração do trabalho infantil e abuso sexual de crianças e adolescentes no Estado. Nesta terça-feira, 27, a Comissão realizará nova reunião ordinária para deliberação de requerimentos e coleta de depoimentos. O encontro está marcado para as 9 horas, no Auditório Solon Amaral da Assembleia.
A próxima audiência pública, nona desta série de reuniões regionais, está marcada para o dia 5 de novembro, na região norte do Estado, no município de Porangatu. Sucessivamente a ela, o encontro será feito no dia 9 do mesmo mês, na região sudeste, em Catalão. A 11ª e última reunião acontece em Goiânia, no dia 16 de novembro. Segundo o deputado Carlos Antonio, o relatório final da CPI será entregue no mês de dezembro deste ano.
A Comissão tem como componentes os seguintes titulares: Carlos Antonio (SD), presidente; Delegada Adriana Accorsi (PT), vice-presidente; Isaura Lemos (PCdoB), relatora; membros: Jean (PHS) e Lincoln Tejota (PSD); e os suplentes, deputados Santana Gomes (PSL); Manoel de Oliveira (PSDB); Lissauer Vieira (Rede); Valcenôr Braz (PTB) e Bruno Peixoto (PMDB).