Assembleia Legislativa realiza nova edição da campanha Novembro Azul
Para promover a prevenção e combate ao câncer de próstata, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através da Divisão de Saúde e Promoção Social e das Seções de Serviços Sociais e Médicos, realiza a campanha Novembro Azul.
A campanha, que terá seu ápice na terça-feira, 3 de novembro, tem pleno apoio da Mesa Diretora da Alego, notadamente do presidente, deputado Helio de Sousa (DEM), que é médico. Será feita distribuição de material voltado à prevenção e combate ao câncer de próstata.
A partir das 7h30, o pessoal já estará no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás agendando exame de antígeno prostático específico (PSA). E, como complemento, será oferecido aos servidores o serviço de aferição de pressão.
De acordo com Neide Castro, chefe da Seção de Serviço Social, o objetivo da campanha é chamar atenção da sociedade para a importância de se prevenir e combater o câncer de próstat.
Ela ressalta que também serão distribuídos os laços azuis – característicos da campanha Novembro Azul –, como é feito com as fitas rosas, distribuídas na campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e combate ao câncer de mama.
Sobre a doença
A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
De acordo com a recomendação médica, homens de 40 anos ou mais devem estar atentos para os sintomas que podem indicar um câncer de próstata. São eles: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína no sangue (PSA), através do exame de sangue.
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam a realizar estes exames a partir dos 45 anos.
Para prevenir a doença o ideal é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o seu médico, o que contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste mal.
Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.