Outubro Rosa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública para debater assuntos pertinentes à Campanha Outubro Rosa – Prevenção e Tratamento do Câncer. O eventou, iniciativa da Comissão de Saúde da Casa, reuniu especialistas no Auditório Costa Lima, na manhã desta terça-feira, 27.
A audiência foi aberta pelo presidente da Casa e também médico, deputado Helio de Sousa (DEM), e a maioria das participantes vestiram cor-de-rosa, em alusão à campanha. O presidente destacou a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “Não podemos ter medo de enfrentar os problemas de saúde. Se prevenido e diagnosticado precocemente podemos conseguir maior sucesso na cura.”
A mesa foi composta pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Gustavo Sebba (PSDB); a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional de Goiás, oncologista e professora de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e médica do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas-UFG, Rosemar Macedo Shahal; a vice-presidente da Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM), também médica do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas-UFG, psicóloga Márcia Faria Veloso; representando a OVG, Malba de Castro; e a representante da Secretaria Cidadã, Evânia Adelaide.
Trabalho de voluntários
Consultora de estilo e voluntária do Hospital do Câncer de Goiânia, Cláudia Oliveira ministrou uma oficina de maquiagem e amarrações de lenços, com o que explicou o trabalho voluntário desenvolvido com as mulheres em tratamento de câncer na ala de quimioterapia do Araújo Jorge.
Cláudia contou que o trabalho depende de doações de lenços, de empresas e pessoas físicas, para dar sequência no projeto. “Recentemente, começamos uma campanha para a doação de batons para as pacientes, a meta era arrecadar 100 batons e no final recebemos mais de 600”, informou.
Duas convidadas, Marie Proffit e Lucimar Madeira, prestaram depoimentos emocionados durante a audiência. Lucimar, que é empresária e atleta ativa, contou que a descoberta do câncer, em setembro do ano passado, a fez enxergar a vida de outra maneira. “Encaro positivamente e sorrindo a minha doença. Vivo hoje o momento mais feliz da minha vida.”
A mastologista Rosemar Shahal alertou para maus hábitos como sedentarismo, alimentação incorreta e a falta de prevenção médica, que podem influenciar no desenvolvimento da doença.
Para a psicóloga Márcia Faria Veloso um dos grandes impasses no tratamento é o Sistema Único de Saúde (SUS), que não cumpre suas demandas estabelecidas, como, por exemplo, o fornecimento de medicamentos de alto custo.
Ao encerrar a audiência, o deputado Gustavo Sebba, autor da iniciativa, agradeceu a participação de todos e afirmou que a pasta estará, através de suas atribuições, trabalhando para ajudar na redução dos casos de câncer de mama em Goiás. “A Comissão de Saúde da Assembleia acompanha essa causa e compartilha a busca de melhorias. Vamos dar continuidade na Campanha Outubro Rosa.”